Com a intenção de tentar conquistar os corações dos clientes da Tesla, a Xpeng apresentou o P7+. Rival direto do Model 3, o sedã – apresentado no Salão Automóvel de Paris e que chega para substituir o P7 – tem preço definido de US$ 30 mil (pouco mais de R$ 171 mil, na conversão direta). Como principal destaque, é o primeiro veículo do mundo definido por Inteligência Artificial (IA), juntamente com tecnologias inovadoras de condução autónoma. Chega à China em novembro e, também, ao mercado europeu.
Em síntese, o P7+ aproveita a inteligência artificial para controle de todos os processos do veículo – desde a direção autônoma até detalhes como potência, eficiência energética, bem como o gerenciamento térmico. Desse modo, o carro integra sistemas de condução autônoma de nível 2++, que fazem parte de um conjunto ADAS avançado com atualizações Over The Air (OTA).
Em síntese, esse é o primeiro veículo inteligente da Xpeng que não usa LiDAR. Ao invés disso, a direção autônoma do P7+ adotou a tecnologia de visão Eagle Eye que, segundo a empresa, é mais precisa. “Com o Eagle Eye, a nova solução de condução inteligente não está limitada pelas condições da cidade, do trajeto ou da estrada e tem capacidades de condução inteligente ‘porta-a-porta’ e ‘espaço de estacionamento a espaço de estacionamento’”, afirma a Xpeng.
A empresa informa que a nova combinação de software de IA com hardware de câmera e sensor provou ser superior, uma vez que pode mapear continuamente uma área do tamanho de dois campos de futebol em qualquer condição climática ou de estrada. O sistema é alimentado por dois chips Nvidia Orin X.
Detalhes do P7+
O P7+ é um sedã elétrico construído em uma arquitetura moderna de 800V que permite carregamento ultra rápido. É alimentado por conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio com 60,7 kWh ou 76,3 kWh. Os números de autonomia chegam a, respectivamente, 620 km e 710 km. De acordo com a empresa, o consumo fica em 11,6 kWh/100 km. Tem duas opções de motorização, com tração traseira e potências de 180kW (245 cv) ou 230kW (313 cv). Em ambos, velocidade máxima de 200 km/h.
Luxuoso, o sedã (de 5,06 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos) conta com central multimídia de 8″ para passageiros do banco traseiro, assentos revestidos com couro Nappa, ventilação, aquecimento e seis modos de massagem. Ademais, conta com sistema de som HiFi com 20 alto-falantes. No visual, tem assinatura luminosa de LEDs e um generoso spoiler integrado na base do vidro traseiro. Nas laterais, maçanetas retrateis e rodas de liga leve com até 20″.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!