Mauro Balhessai Mauro Balhessa https://motorshow.com.br/autor/mauro-balhessa/
12/03/2024 – 9:36
É verdade que a Xiaomi é conhecida pelos celulares, mas agora o fabricante mira na Tesla e Porsche para colocar no mercado o seu primeiro carro elétrico.
O chamado SU7 será lançado no dia 28 de março na China. A informação partiu do CEO da Xiaomi, Lei Jun, nesta terça-feira, 12.
SU7 – Crédito: Reprodução/Lei Jun/X
SU7 – Crédito: Reprodução/Lei Jun/X
SU7 – Crédito: Reprodução/Lei Jun/X
A carroceria do modelo é construída com um método de fundição semelhante ao da Tesla, e que usaria componentes de fornecedores como Nvidia, Qualcomm e Bosch.
No ano passado, Lei deixou bem claro que o “objetivo da Xiaomi é construir um carro dos sonhos que possa rivalizar com modelos como Porsche e Tesla”. De fato, o SU7 por fora lembra de certa maneira algumas linhas da Porsche e um Tesla por dentro.
Visual
O visual tem formato aerodinâmico, faróis com uma divisão no meio, aerofólio que surge atrás e lanternas conectadas logo abaixo.
SU7 – Crédito: Reprodução/Weibo
SU7 – Crédito: Reprodução/Weibo
SU7 – Crédito: Reprodução/Weibo
Por dentro, o design se assemelha aos veículos da Tesla, com grande tela multimídia e painel limpo.
Desempenho
Durante uma apresentação divulgada do carro, Lei chegou a comparar a aceleração de 0 a 100 km/h do SU7 com a do Porsche Taycan Turbo e com a do Tesla Model S, com o seguinte resultado: 2,78s, 2,93s e 3s, respectivamente.
Em relação à potência, o SU7 oferece 673 cv, ou seja 3 cv a mais que o Model S e 7 cv abaixo do Taycan Turbo.
A autonomia do veículo da Xiaomi chegaria aos 800 km no ciclo CLTC (mercado chinês).