O VW T-Cross recebeu nota máxima de segurança do Latin NCAP nesta quarta-feira (25), após nova bateria de testes de impacto. De maneira geral, os equipamentos de segurança do SUV garantiram notas satisfatórias no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe. A exceção foi a segurança dos pedestres, que não pontuou tão bem. Ainda assim, o utilitário feito no Paraná conseguiu alcançar as cinco estrelas possíveis.
“A Volkswagen lidera em termos de segurança com o T-Cross. E, assim, envia uma mensagem clara aos consumidores de que os modelos com desempenho cinco estrelas nos segmentos menores são viáveis. E estão disponíveis no mercado”, resumiu Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP sobre a avaliação do SUV mais vendido do Brasil.
O percentual obtido nos diferentes quesitos reforçam a boa segurança a bordo do VW T-Cross. Na categoria Ocupante Adulto, por exemplo, o SUV obteve 92,31% de proteção; 89,80% em Ocupante Infantil; 84,96% em Assistência à Segurança; e 65,62% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias. Este último item foi o “ponto fraco” do modelo.
VW T-cross foi bem em quase tudo
Neste novo teste de impacto frontal, o SUV compacto comprovou ter uma estrutura sólida. O modelo foi lançado contra uma barreira móvel a 64 km/h. Além disso, mostrou bom nível de proteção nos testes dinâmicos de colisão lateral em barreira deformável. Com isso, obteve oito pontos, que é a maior avaliação possível.
No impacto lateral contra o poste, o VW T-Cross não foi tão bem e recebeu avaliação “marginal”, ou seja, mediana na região do tórax do motorista. Da mesma forma, o teste de chicotada cervical também recebeu nível marginal de proteção.
Os três sistemas de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) alcançaram bons níveis de desempenho. Eles se dividem em para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), Cidade e Interurbano. O Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS) também atendeu aos requisitos técnicos do programa.
Por outro lado, o Sistemas de Assistência de Permanência em Faixa e a Detecção de Ponto Cego, proporcionados pela Volkswagen como equipamentos opcionais, não atenderam aos requisitos de disponibilidade para a pontuação.
Decepcionou em uma categoria
A proteção de pedestres foi o ponto menos bem avaliado no veículo. Isso porque o VW T-Cross pontuou muito pouco na categoria “Impacto da perna (pelve)”, com apenas 0.5 pontos dos 6 possíveis na avaliação. Já nas outras duas categorias, foi relativamente bem. Atingiu 16 pontos dos 24 possíveis em “impacto na cabeça” e 5 em “impacto na perna”, de 6 possíveis.
O resultado do programa se aplica a todos os modelos do Volkswagen T-Cross. De acordo com o Latin NCAP, o automóvel foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante.