• Home
  • PRINCIPAL
  • VW se une à Xpeng para criar carros elétricos com preços de BYD

VW se une à Xpeng para criar carros elétricos com preços de BYD

A Volkswagen segue na busca pela reconquista do mercado automotivo chinês. Com os investimentos do próprio governo da China na BYD, a montadora alemã perdeu o posto de marca mais vendida no país em 2022. Além disso, o favoritismo da população por veículos elétricos (e chineses) também fez com que a VW deixasse a liderança das vendas de modelos a combustão. Mas uma parceria renderá à alemã dois modelos médios elétricos locais, um deles um SUV.



Desta forma, a marca alemã anunciou planos para criar um novo SUV em parceria com a chinesa XPeng. Com o desenvolvimento de novos veículos, o acordo também renderá uma nova plataforma para produção de carros elétricos. Assim, os custos devem ter redução em até 40% em comparação aos veículos feitos sob a plataforma MEB.

XPeng/Divulgação

A nova plataforma da marca alemã deve estrear em meados de 2026. O anúncio é mais um passo no acordo que surgiu em 2023, quando a VW anunciou a intenção de compra de 4,99% da XPeng por cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,46 bilhões na conversão direta). A conclusão da negociação ocorreu em dezembro de 2023.

Parceria entre VW e XPeng traz nova plataforma

xpeng
XPeng / Divulgação

Apesar da nova Arquitetura Elétrica da China (CEA) ser fruto do acordo entre VW e Xpeng, esta também conta com investimentos da China Techonology Company (VCTC) e da CARIAD China. A ideia é que com a CEA seja possível realizar atualizações dos veículos pela nuvem. Além disso, tecnologias como direção autônoma, por exemplo, poderão ser adicionadas aos novos modelos. Já a redução nos custos da fabricação pode fazer com que a VW consiga competir em termos de preços contra BYD e GWM, bem como outras marcas chinesas que surgem, como Zeekr e Omoda Jaecoo.

Volkswagen lança versão sedã do Passat na China

Passat
MIIT/Divulgação

Tal como o Jornal do Carro antecipou, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China revelou imagens nesta última semana do Volkswagen Passat em versão sedã. A chegada do novo modelo no mercado chinês é parte da estratégia da VW de retormar seu bom desempenho de vendas. O modelo carrega o sobrenome “Pro” e é feito exclusivamente para o mercado do país asiático. Assim, o objetivo é suceder o antigo Passat até o fim deste ano. No entanto, não há planos para que o sedã chegue ao Brasil.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

VW ID.Buzz: ao volante da Kombi elétrica há nostalgia, mas tudo mudou



VEJA MAIS

Jaguar causa polêmica que envolve Elon Musk; você, o que acha?

A Jaguar, uma das marcas mais tradicionais do setor automotivo, revelou uma transformação completa da…

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…