Flávio Silveirai Flávio Silveira https://motorshow.com.br/autor/flavio-silveira/
25/06/2020 – 10:29
Depois de ter as versões e equipamentos adiantadas em primeira mão pela MOTOR SHOW, agora o VW Nivus teve seus preços, versões e equipamentos divulgados oficialmente pela marca alemã em uma live na Internet. O primeiro SUV-cupê abaixo de
R$ 100 mil foi adiantado com exclusividade dois anos antes do lançamento por MOTOR SHOW (leia aqui).
Os modelo está em pré-venda, com preços que partem de R$ 85.890, na versão de entrada Comfortline, e sobem a R$ 98.290 na Highline, sem opcionais. A edição de lançamento, Launching Edition, traz teto preto e outros detalhes externos diferentes (retrovisor, logo e rodas). Com a carroceria apenas nas cores cinza ou preta, custa R$ 1.700 a mais. Ou seja, O Highline “com tudo” sai por R$ 99.990, exatamente como previmos.
Futuramente, embora a marca negue, pode haver uma nova versão de entrada e também uma PCD (nossa fonte falava em no motor 1.0 em configuração menos potente, o 170 TSI, como no Up). No momento, a marca oferece um desconto de 10% para o VW Nivus, que, junto com a redução de IPI, faz o “Nivus PCD” sair por R$ 72.346. Mas queremos também uma versão GTS (ia cair bem com o design). A marca diz não planejar, mas…
Como já virou tradição, a marca está fazendo uma promoção de pré-venda do modelo. As unidades vendidas nessa pré-venda tem as três primeiras revisões gratuitas (cerca de
R$ 1.600, segundo a marca). Além disso, a marca diz que o seguro fica 11% abaixo do valor dos rivais. Além disso, o carro já virá com um sistema de pagamento de pedágios automatizado instalado.
Os primeiros carros vendidos terão um ano de seguro grátis, um ano sem parcelas e um ano de mensalidade grátis do Sem Parar.
O CARRO
Assim como o Honda WR-V preencheu o “vazio” entre o Fit e HR-V, o Nivus chega para preencher o espaço na linha Volks entre o Polo e o T-Cross. São carros para quem quer um “SUV”, mas não pode ou não quer pagar tão caro.
É mais ou menos como se fosse o antigo CrossFox, ou um CrossPolo… Só que a modificação em relação ao modelo do qual derivam agora foi bem maior, no caso deste Volkswagen (leia mais a respeito aqui).
O Nivus mantém a mecânica “200 TSI” – 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm com câmbio automático de seis marchas – e também a plataforma MQB e a distância entre-eixos do Polo (2,566 m). A suspensão é apenas 10 mm mais elevada, mas o eixo traseiro tem maior rigidez torcional.
A aceleração de 0-100 km/h leva 10 segundos, e a máxima é de 189 km/h. O consumo medido pelo Inmetro é de 10,7 e 13,2 km/l com gasolina (cidade/estrada), e com etanol, 7,7 e 9,4 km/l, respectivamente.
Mas, no design, não se limita a trocar grade, faróis, para-choques e lanternas, como no caso do Honda. A altura é de 1,493 m. O porta-malas acomoda 415 litros, o que é muito bom para o segmento.
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Justamente para ser mais diferente – e, claro, para ser um “legítimo” SUV-cupê –, da coluna B (entre os bancos dianteiros e os traseiros) para trás –, o teto ganha uma linha descendente. Com um resultado feliz, vale dizer. É uma alternativa mais barata ao T-Cross, e também mais “jovem e estilosa”, que mira justamente um público mais jovem, de 30 a 35 anos de idade. Leia aqui mais sobre a origem dos SUV-cupês.
A novidade estreia posicionada entre o Polo e o T-Cross. Enquanto o T-Cross é para a família, o VW Nivus “é para um cliente mais conectado e mais jovem, que quer um design inovador”, explica Gustavo Schmidt, do marketing da Volks. Leia aqui nossa análise de como o Nivus pode ajudar a Volks a conquistar a liderança de vendas.
No mercado, a Volks posiciona o carro como rival dos SUVs de entrada e de hatches premium, exatamente os dois segmentos entre os quais está posicionado.
Tecnologia
Em termos de segurança, um destaque do Nivus é o ACC, o piloto automático que mantém a velocidade ou a distância do carro à frente, freando e acelerando conforme o fluxo. Junto com ele, vem o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, que atua abaixo dos 50 km/h, pré-ativando os freios e alertando o motorista.
Caso ele não freie, o sistema para o carro automaticamente. O item é opcional no Comfortline e de série no Highline. Há também, para a versão topo de linha, o alerta de fadiga do motorista, já conhecido do T-Cross.
Outro destaque da lista de equipamentos está na presença de faróis full-LED em todas as versões, algo incomum no segmento. E esse tipo de farol melhora significativamente a iluminação. O painel digital, outro sucesso da marca no T-Cross, está disponível apenas na versão Highline.
Já o sistema multimídia VW Play tem vários aplicativos, como do iFood, e alguns mais úteis, como de uma seguradora e da zona azul, para facilitar a compra do bilhete eletrônico.
PREÇOS, VERSÕES E EQUIPAMENTOS
VW Nivus Comforline 200 TSI (R$ 85.890):
Ar-condicionado manual com saídas traseiras, sistema multimídia Composition Touch com tela de 6,5″, chave com comando remoto, banco traseiro bipartido e rebatível, câmera de ré, retrovisor externo com tilt-down do lado direito, computador de bordo, apoio de braço central com porta-objetos, controle de Estabilidade (ESC) com diferencial XDS, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função “Coming & Leaving home”, faróis full-LED com luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, retrovisores externos com luz de direção integrada, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas, vidros e retrovisores elétricos, grade dianteira cromada, iluminação do porta-malas, piloto automático, luzes de leitura dianteiras e traseiras, piloto automático e rodas aro 16 Troia com pneus 205/60 R16.
Opcional: VW Play & Tech (R$ 3.520)
Volante multifuncional em couro com aletas para trocas de marcha, ACC (piloto automático adaptativo), frenagem automática de emergência e o multimídia VW Play com tela de 10″.
VW Nivus Highline 200 TSI (R$ 98.290):
Soma à versão Comfortline sem opcionais: ar-condicionado digital, ACC (piloto automático adaptativo), frenagem automática de emergência, sistema multimídia VW Play com tela de 10″, entrada USB no console central (perde o suporte para smartphone com tomada), faróis de neblina em LED com função “cornering”, antena no teto 8ZG, bancos em couro sintético, espelho retrovisor interno eletrocrômico e externos rebatíveis eletricamente, painel de instrumentos digital, indicador de pressão dos pneus, rodas aro 17 Cassino com pneus 205/55, porta-luvas refrigerado, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, sistema Kessy (chave presencial), tapetes em carpete, volante multifuncional em couro com aletas para trocas de marcha. Não há opcionais