Não será apenas o VW Golf GTI que fará uma participação especial no Rock in Rio, festival de música que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro no Rio de Janeiro (RJ). Patrocinadora oficial do evento, a marca alemã mostrará seu inédito SUV compacto, que tem estreia prometida para 2025. Entretanto, o modelo não estará com o visual “limpo” para que possa ser visto pelos frequentadores do festival, mas sim envolto em uma redoma da LED glass, tecnologia que combina transparência e luminosidade com efeitos holográficos (veja abaixo).
Assim, quem passar pelo estande da montadora poderá ver apenas alguns detalhes do modelo, como assinatura dos farois, lanternas e a silhueta lateral do veículo. De acordo com a VW, a ideia é revelar o SUV aos poucos. Além disso, o público que for conhecer o futuro carro poderá tentar adivinhar seu nome, que terá cinco letras.
O que sabemos sobre o novo SUV da VW
No fim de agosto, a VW confirmou que fará um SUV compacto em sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O modelo, que deverá seguir o estilo das projeções que ilustram a matéria, será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross.
Uma das apostas é de que ele seja fruto da parceria da VW com a Skoda, marca tcheca do Grupo VW, embora a empresa afirme que o carro está sendo desenvolvido no Brasil. Nas versões de entrada, deverá trazer o motor 170 TSI, o 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 mkgf, já presente na linha Polo. Além disso, terá uma configuração de topo com o 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra aposta é que o SUV receba um sistema híbrido leve de 48V mais adiante. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis, de acordo com a versão.
Rival de Fiat Pulse e Renault Kardian, o modelo já foi até flagrado em testes no País. O veículo usará a plataforma MQB-A0, portanto, terá o mesmo entre-eixos de 2,56 metros de Polo e Nivus, por exemplo. A faixa de preços deverá ficar em torno de R$ 110 mil, uma vez que o Nivus parte de R$ 119.900. Entretanto, terá acabamento mais simples que o do irmão. Por fim, seu design terá inspiração no do Tiguan europeu, com grande grade dianteira e faróis mais afilados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!