• Home
  • PRINCIPAL
  • Volvo EX90, novo SUV elétrico de topo, estreia e logo virá ao Brasil

Volvo EX90, novo SUV elétrico de topo, estreia e logo virá ao Brasil

Ele já apareceu no site da Volvo Cars do Brasil há bastante tempo. Já foi considerado sucessor do XC90. E, agora, já até passou por test-drive na América do Norte. Mas, nada de chegar por aqui. Estamos falando do EX90, a nova aposta da fabricante sueca em modelo topo de linha. Afinal, o SUV tem, entre seus atributos, tecnologia autônoma, atualização remota e motorização movida a energia elétrica com baterias que garantem alcance de 600 km.

Ainda não há data certa de chegada ao Brasil. Aliás, o modelo já está atrasado. Acredita-se que chegue por aqui no ano que vem. “Em breve, anunciaremos a data de chegada, assim como valores e versões do EX90 que estarão disponíveis por aqui (no Brasil)”, revela Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. Todavia, na Europa e nos Estados Unidos, o modelo chega antes do fim do ano, aos poucos. Vale destacar que o modelo sai da fábrica da marca na Carolina do Sul (EUA).

Volvo/Divulgação

O EX90, de acordo com a Volvo, representa mudança de paradigma. Isso porque o SUV marca sueca é movido por um sistema de computação central. Nele, o computador de inteligência artificial é baseado na plataforma Nvidia Drive. Este sistema central, juntamente com a plataforma Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies, Inc. e software desenvolvido internamente pelos engenheiros da Volvo Cars, trabalham perfeitamente juntos para executar as funções principais dentro do carro.

Dados

O SUV de sete assentos se baseia na tecnologia VE, de próxima geração, com capacidade de 111 kWh e alcance elétrico de até 600 km (ciclo WLTP). A Volvo, a princípio, informa que há capacidade de recarga de 10% a 80% em 30 minutos (em 250 kW). Ainda com base em dados, o modelo, cuja dupla de motores tem 524 cv de potência, garante acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Segurança é praxe na Volvo

O EX90 está projetado para, em síntese, ser o Volvo mais seguro da história, impulsionado por tecnologia de segurança passiva e ativa de próxima geração e software informado por um amplo conjunto de sensores. Eles são compostos por um LiDar com oito câmeras, cinco radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam no “Safespace” technology. Conectado com Google integrado, o EX90 recebe atualizações, entregues pelos engenheiros de software da Volvo, habilitadas por IA e informadas pela coleta de dados em tempo real.

Volvo/Divulgação

Equipamentos

O EX90 tem central multimídia de 14,5 polegadas e quadro de instrumentos digital de 9″. E o que falta no EX30 sobra aqui, afinal, faz parte da lista ainda o head-up display de 13,2″. O sistema de som Bowers & Wilkins tem 25 alto-falantes. Há, ademais, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de trânsito em tempo real inteligente, leitura de placas, câmera 360° com sistema 3D, e os assistentes de direção Pilot Assist (até 150 km/h), de mudança de faixa e de parada de emergência, entre outros itens de série.

A parte de sustentabilidade, sim, é comparável ao irmão menor. Afinal, o EX90 oferece soluções como madeira certificada para o acabamento interior e parte têxtil com materiais selecionados de fontes sustentáveis, como polímeros oriundos de florestas na Suécia e na Finlândia.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…