As vendas de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in dispararam em setembro, com um aumento global de 30,5%, segundo dados da Rho Motion. No total, foram vendidos 1,69 milhões de veículos elétricos no mundo inteiro. Uma boa parte desse crescimento tem impulso da China, que bateu o recorde em carros vendidos do mês de agosto. Além disso, a Europa também teve papel importante, com um aumento nas vendas de modelos totalmente elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). No mercado europeu, as vendas subiram 4,2%, somando 300 mil unidades.
No Reino Unido, as vendas aumentaram 24%, ajudando a recuperação do continente. Países como Itália, Alemanha e Dinamarca também contribuíram para o crescimento. Em Portugal, a venda de carros 100% elétricos registrou uma alta de 43%, com os modelos BEV representando 26,9% do mercado de carros de passeio.
Ainda no cenário europeu, a França anunciou que vai reduzir o apoio estatal aos compradores de veículos elétricos. Já a Alemanha assinou, em setembro, um desagravamento fiscal para as empresas sobre a vendas de veículos elétricos. Aconteceu em 2023, após o país encerrar um regime de subsídios com o objetivo de contribuir com a aceleração da transição ecológica.
Por outro lado, nos Estados Unidos e Canadá o crescimento foi mais modesto, com um aumento de 4,3%, atingindo 150 mil unidades vendidas. De acordo com analistas, o cenário eleitoral americano dificulta previsões futuras para o mercado de elétricos.
Entretanto é a China o principal motor das vendas globais. No país, as vendas de veículos elétricos subiram impressionantes 47,9%, totalizando 1,12 milhões de unidades. Especialistas afirmam que as vendas chinesas podem continuar quebrando recordes até o final do ano.