Mesmo com a promessa de se tornar o SUV mais barato do Brasil, muita gente não acreditava que o Citroën Basalt chegasse tão barato. Alguns pensaram que o modelo rondasse os R$ 100 mil, mas, custar a partir de R$ 89.990, de fato, foi uma surpresa. Agora, resta entender se o novato não vai arrumar briga dentro de casa, afinal, sua versão turbo é mais barata que o hatch C3 You!
É evidente que, para ser um carro barato, o Basalt fica devendo itens. Por exemplo, os seis airbags da configuração indiana. No modelo vendido aqui, só tem quatro. Também não tem amortecimento no ajuste do volante, abusa um pouco do plástico no interior e não tem um isolamento acústico tão impecável. Entretanto, informações sobre impressões estão embargadas até segunda-feira (7).
A gama do Basalt tem dois tipos de motorização. O primeiro deles, disponível apenas na versão de entrada, é o 1.0 Firefly, com potência máxima de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Já o Turbo 200 (1.0 turboflex), que equipa as demais versões, tem até 130 cv e trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT que simula sete marchas. Veja, abaixo, todos os preços, versões e conteúdos do utilitário.
Feel – R$ 89.990
A versão de entrada do SUV-cupê, a princípio, vem com quadro de instrumentos digital de 7″, air bags laterais dianteiros (quatro, no total), central multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple Carplay sem fio, volante multifuncional, câmera de ré, três entradas USB, luzes de condução diurna (DRL) com LEDs e ar-condicionado. Tem, ainda, seis alto-falantes, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de 16″ de liga-leve com pneus 205/60, travas elétricas e alarme. A chave tem formato canivete.
Feel Turbo 200 – R$ 96.990
A segunda opção do catálogo, em síntese, vem com todos os itens da configuração anterior. Acrescenta apenas o motor Turbo 200 e o câmbio automático CVT com três modos de condução.
Shine Turbo 200 – R$ 104.990
Nesta configuração, o Basalt acrescenta ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16″ diamantadas, faróis de neblina, limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio e skidplate dianteiro e traseiro. Como opcional, apenas a pintura bitom com teto Perla Nera.
First Edition – R$ 107.390
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais: logotipos First Edition, faixa preta entre as lanternas, pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva), rodas de liga-leve de 16″ escurecidas e soleiras metalizadas. Tem, por fim, pedaleiras e tapetes exclusivos, bem como pintura bitom com teto Perla.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!