O segmento de picapes médias ficou agitado no último mês. Depois do lançamento da Fiat Titano, um modelo inédito na categoria, chegou a vez da Chevrolet renovar a S10. Apesar de não ser uma nova geração, a caminhonete recebeu atualizações importantes na mecânica, na lista de itens de série e no design, que ficou bem similar ao de sua “irmã” norte-americana, a Colorado.
Mas o que vale mais a pena levar para casa, um modelo novo e desconhecido ou uma picape tradicional, mas que está na mesma geração desde 2012? O Jornal do Carro reúne agora as características de cada uma delas, com dados técnicos, equipamentos, versões e preços para que você decida qual caminhonete é mais indicada para suas necessidades.
Mecânica S10 x Titano
A S10 traz a mesma mecânica, mas com atualizações. Sob o capô está o velho conhecido motor 2.8 turbodiesel, mas com 207 cv e 52 mkgf (7 cv e 1 mkgf extras). Contudo, a revisão mais significativa foi a troca do câmbio de seis marchas por um de oito marchas, aprimorando a eficiência geral do conjunto. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,4 segundos, 1s mais rápido que antes. Já o consumo está 13% abaixo dos valores antigos, com 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade.
De acordo com a GM, a suspensão foi retrabalhada e ganhou novos amortecedores, bitolas aumentadas, coluna de direção telescópica e novas rodas e pneus. Além disso, há também melhorias nos níveis de ruído, com a adoção de placas acústicas em portas, colunas, teto e parede corta-fogo.
Já a Titano traz motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, que é exclusivo para a picape – ou seja, não equipa nenhum outro veículo da Stellantis. No modelo de entrada, o câmbio é manual de seis marchas. Dessa forma, o torque fica em 37,7 mkgf. Já nas demais configurações, com câmbio automático de seis marchas, são 40,8 mkgf.
Com esse trem de força, a caminhonete chega aos 100 km/h em 12,5 segundos (14,7 segundos na Endurance), e a velocidade máxima é de 175 km/h. O consumo, entretanto, varia entre as versões. De acordo com o Inmetro, são 9,6 km/l (cidade e estrada) na Endurance; 8,6 km/l (cidade) e 9,3 km/l (estrada) na Volcano e 8,5 km/l (cidade) e 9,2 km/l (estrada) na Ranch.
Versões e preços
A Chevrolet enxugou as versões da S10. As variantes LT e Midnight, por exemplo, deixam o catálogo. A LS, de entrada, passa a se chamar WT (Work Truck) e será lançada mais à frente. Por ora temos Z71, por R$ 281.900; LTZ, de R$ 292.800; e High Country, por R$ 302.900. Os primeiros compradores ganharão protetor de caçamba e divisórias com a compra, acessórios geralmente vendidos à parte.
Já a Titano, por ser mais simples, é mais barata. O modelo chegou ao mercado em três versões. A primeira, Endurance, é voltada ao trabalho e é a única versão que vem com câmbio manual de seis marchas. Custa R$ 219.990. As demais trazem câmbio automático de seis marchas. A Volcano parte de R$ 239.990, enquanto a topo de linha Ranch sai por R$ 259.990.
Principais equipamentos
A S10 traz painel digital de 8” e nova central multimídia de 11″, ambos emprestados d a Spin, que também foi renovada recentemente. Há ainda seis airbags, partida por botão, travas por aproximação, faróis full LED e rodas aro 18 na lista de itens de série.
A versão LTZ acrescenta alerta de saída de faixa, ar-condicionado digital, alerta de colisão frontal, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador sem fio, frenagem automática de emergência e chave com acionamento remoto do ar e do motor. Por fim a High Country vem com alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego, descanso de braço traseiro e visual externo com detalhes cromados.
A Titano, por sua vez, tem em todas as versões direção hidráulica, bloqueio de diferencial traseiro, controle de cruzeiro, piloto automático com limitador de velocidade, hill hold control, hill descent control, assistente de reboque, ar-condicionado e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.
A Volcano acrescenta central multimídia com tela sensível ao toque de 10”, conexão para Apple CarPlay e Android Auto com fio, câmera 180o, rodas aro 17, protetor de caçamba e capota marítima. A Ranch finaliza os pacotes com ar-condicionado digital de duas zonas, aviso de saída de faixa, câmera 360o, bancos de couro, navegação embarcada, santantônio cromado, estribos laterais, rodas de 18”, chave presencial, partida por botão e conjunto óptico de LED.
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