• Home
  • PRINCIPAL
  • Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

Toyota Starlet pode retornar como novo esportivo da Gazoo Racing

A divisão esportiva da Toyota, GR, está com planos de trazer mais um modelo de sucesso de volta, para fazer companhia aos GR Supra e GR Corolla, além do pequeno GR Yaris. Trata-se do Starlet, hatch compacto fabricado entre 1973 e 1999, mas sem passagem pelo mercado brasileiro, por exemplo.

Segundo relatório do site japonês Best Car, o Starlet retornará ao mercado local como um esportivo da linha GR, mas como um modelo de entrada. Assim, relembrando suas versões esportivas, terá tração dianteira, e será feito para ser acessível. Assim, tomando o posto do GR 86 como entrada na marca, por exemplo.



Toyota/Divulgação

Assim, existe a possibilidade de a Toyota já ter iniciado o desenvolvimento do projeto, utilizando a nova arquitetura global da Daihatsu (DNGA), por exemplo. Entretanto, frente aos recentes escândalos relacionados à plataforma, seu lançamento ficou para o ano de 2026.

Contudo, ainda segundo o Best Car, a intenção da Toyota GR é fazer do Starlet um competidor da categoria Rally 4, ao lado de rivais como o Renault Clio, Peugeot 208 e Ford Fiesta. Com isso, naturalmente, haverá uma versão de rua, inicialmente voltada ao mercado japonês, criada para fins de homologação para competição. Entretanto, o modelo deverá ser maior que a unidade de produção “civil”, em 170 mm.

Toyota Starlet será esportivo acessível e leve

Toyota/Divulgação
Modelo atual vendido na África do Sul é Suzuki Baleno rebatizado (Toyota/Divulgação)

Isso significa arcos das rodas alargados, bitola mais larga e para-choques dianteiro e traseiro agressivos, trazendo o DNA emprestado de modelos como GR Yaris e GR Corolla, por exemplo. Fontes japonesas afirmam que o peso do Starlet seja próximo dos 980 kg, fazendo dele um competidor “peso-pena”, pesando 300 kg a menos que o GR Yaris, por exemplo.

Por fim, o novo GR Starlet pode usar o motor 1.6 três cilindros, aspirado, ou mesmo o 1.5 Dynamic Force, também tricilíndrico, este com 150 cv de força. Contudo, por se tratar de uma versão de entrada, é possível também uma potência mais baixa, na casa dos 120 cv. Seja como for, esperaremos.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

Ford E-Transit é furgão elétrico com grande capacidade de carga

O Jornal do Carro está no Youtube



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…