A Toyota começou as obras de expansão da sua planta em Sorocaba (SP), com o lançamento de uma pedra fundamental na instalação. A fábrica tem previsão de estar completamente operacional já em 2026, por exemplo. Os planos da montadora no Brasil ganharam força após o anúncio de R$ 11 bilhões em investimentos no País.
Assim, com área total de 160 mil m², a instalação ficará dentro do espaço de 400 m² que a marca japonesa possui em Sorocaba. O início das obras vai de encontro aos planos da marca em produzir mais dois novos modelos híbridos flex novos no Brasil, por exemplo. Na nota oficial, fala-se em dois modelos: um carro compacto e outro produto inédito pensado para o país.
Nessa linha, podemos imaginar a chegada de um novo produto da linha Corolla, desta vez uma caminhonete derivada do SUV Corolla Cross, por exemplo. Além disso, também uma das novidades será o tão esperado Yaris Cross, modelo que deve brigar no segmento de SUVs compactos, contra nomes como VW T-Cross e GM Tracker. O sedã também deve ter sua produção concentrada na unidade, saíndo de vez de Indaiatuba (SP).
Além disso, outro plano é nacionalizar seus conjuntos híbridos, atualmente importados. É provável que a nova picape da marca utilize o mesmo sistema plug-in flex já exibido em um Prius anteriormente, por exemplo. Atualmente, a Toyota do Brasil exporta seus modelos para 23 países, e a nova fábrica gerará 500 novos empregos até 2026, com previsão de 2.000 novos postos até 2030.
Toyota Yaris Cross deve estrear em 2025
Com a transferência dos modelos de Indaiatuba para produção na fábrica de Sorocaba 2, é possível que o novo Yaris Cross seja produzido lá. Tal como o Jornal do Carro antecipou, o Yaris Cross é o novo modelo híbrido flex da montadora. O SUV compacto terá fabricação na planta de Sorocaba (SP) e deve chegar com motor 1.5 aspirado flex, de quatro cilindros e 16 válvulas. Deste modo, o veículo será uma versão atualizada do já existente Yaris. Segundo a marca, a meta é aumentar em 12% sua participação na América Latina apenas com o lançamento do Yaris Cross, previsto para 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!