Na última semana, um estudo da Consumer Reports mostrou que os modelos da Tesla eram os carros menos custosos para rodar em um período de 10 anos. Mas, isso não significa que qualquer um que compre um esteja entrando em uma década sem estresse. Outro estudo, desta vez publicado na Alemanha, colocou o Tesla Model 3 em último lugar em confiabilidade entre os seminovos, pelo segundo ano consecutivo.
Na Alemanha, modelos precisam passar pelo teste TÜF, uma avaliação obrigatória de condições de rodagem que todos os carros usados nas estradas alemãs devem passar a cada dois anos, quando completam três anos de fabricação. Assim, os inspetores verificam a condição e a operação de tudo, desde a estrutura do chassi até os freios, direção, suspensão, luzes e uma enorme lista de outros itens.
Tesla Model 3 acumula falhas nos primeiros 5 anos de uso
Difícil, apenas um a cada cinco carros passa de primeira pelo teste. O Model 3 da Tesla acumulou mais falhas do que qualquer outro carro nos segmentos de 2–3 e 4–5 anos. Principalmente devido a problemas com suas luzes, freios e suspensão. O TÜV observa que os dois últimos costumam ser um problema com veículos elétricos devido ao seu peso em comparação com carros movidos a combustão, por exemplo.
Além disso, grande parte da força de frenagem é gerada por meio da recuperação de energia, o que significa que os freios não recebem esforço suficiente para mantê-los em boas condições. “A alta quilometragem não consegue disfarçar o baixo desempenho do Model 3”, disse Joachim Bühler, diretor administrativo da TÜV Association. “Além de defeitos nos freios e eixos, o Tesla também tem um número particularmente alto de defeitos de iluminação. Isso indica deficiências em serviço e manutenção.”
Assim, o Model 3 terminou como o pior classificado na categoria de 2 a 3 e 4 a 5 anos. Ou seja, com maior porcentagem de defeitos encontrados nos testes. Além disso, o estudo também mostrou que os EVs de mais alta qualidade são aqueles feitos adaptando carros de combustão existentes. O VW e-Golf e o Mini Cooper SE, por exemplo, registraram muito menos falhas do que EVs feitos do zero, como o Renault Zoe e o próprio Tesla Model 3.
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