• Home
  • Eletricos
  • Tesla deixa meta de entregar 20 milhões de veículos por ano de fora de relatório

Tesla deixa meta de entregar 20 milhões de veículos por ano de fora de relatório

(Reuters) – A Tesla deixou a sua meta de entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030 de fora do seu último relatório de impacto, publicado nesta quinta-feira, em mais um sinal de que a montadora está moderando suas ambições em relação a automóveis enquanto muda o foco para os robotáxis.

O presidente-executivo da companhia, Elon Musk, havia dito em 2020 que a Tesla aspirava vender 20 milhões de veículos até o final da década atual – o dobro dos vendidos pela Toyota, a maior montadora do mundo.

“Nossa meta é fazer e entregar 20 milhões de veículos por ano até 2030. Para atingir essa meta, precisamos tornar nossos produtos ainda mais acessíveis”, disse a Tesla em seu relatório de impacto de 2022, reiterando a meta.

Mas a empresa mudou de rumo recentemente, abandonando os planos de produzir um modelo totalmente novo que custaria 25 mil dólares, ao mesmo tempo que apregoava a tecnologia de condução autônoma como seu principal motor de crescimento. A empresa planeja realizar um evento de lançamento de seu robotáxi em 8 de agosto.

A mudança de estratégia, relatada pela primeira vez pela Reuters em abril, significa que a Tesla planeja usar as linhas de produtos atuais para novos veículos acessíveis – uma medida que resultaria em uma redução de custos menor do que o esperado e em um crescimento modesto de volume.

“Uma proporção saudável da meta da Tesla para 2030 teria sido a promessa de longa data da empresa de lançar carros acessíveis na marca de 25 mil dólares”, disse Sandeep Rao, pesquisador sênior da Leverage Shares, que possui ações da Tesla.

“Embora a empresa atualmente prometa introduzir modelos ‘mais acessíveis’ no futuro, isso não significa necessariamente que carros custando 25 mil dólares serão lançados.”

As ações da Tesla recuavam 1,5% nesta tarde.

A desaceleração no crescimento da procura por veículos elétricos e a concorrência acirrada atingiram a procura pelos veículos da Tesla. As suas vendas cresceram 38% em 2023, abaixo da meta de aumento de longo prazo de 50% e Musk alertou em janeiro que o crescimento nas entregas seria notavelmente menor este ano.

Numa tentativa de reestruturação, a Tesla despediu mais de 10% do seu pessoal este ano, incluindo a dissolução da equipa Supercharger.

O relatório de impacto de 2023 também mostrou que a rede de carregamento rápido da Tesla teve um tempo de atividade de 99,97%, o mais alto em pelo menos cinco anos. No entanto, alguns analistas alertaram que o desempenho da divisão poderá ser prejudicado pelas demissões em massa.

A Tesla também não comparou a diversidade dos seus trabalhadores com a de outras empresas no relatório e já não afirma que a maioria dos seus funcionários pertence a grupos subrepresentados.

(Reportagem de Akash Sriram e Zaheer Kachwala em Bengaluru e Hyunjoo Jin em San Francisco))



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…