Foram revelados em Lingotto, Turim (ITA), os detalhes do novo Fiat Grande Panda. O modelo apresenta uma nova plataforma global e um design que conversa com o primeiro Fiat Panda, original dos anos 1980. A novidade da marca será fabricada na Sérvia, aproveitando-se das muitas conexões do grupo Stellantis, e baixando seu custo de produção.
O atual Panda, entretanto, ainda conviverá com a novidade, que seguirá em produção na linha de montagem da marca em Pomigliano d’Arco. Além disso, o novo Grande Panda servirá de base para a criação de um novo modelo de entrada da marca no Brasil, substituindo de uma vez só, nomes como Argo e Mobi.
Fiat Grande Panda utiliza plataforma de Citroën C3
Feito sob a plataforma Smart Car vinda do Citroën C3, o modelo busca nos detalhes relembrar do clássico Panda oitentista, com ênfase em linhas quadradas. Entretanto, como o próprio nome sugere, trata-se de um “Grande Panda”, então as dimensões são generosas, se comparadas com o hatch original. 30 cm maior que o Panda atual, o modelo mede 3,99 metros de comprimento, 1,76 metro de largura, 1,57 metro de altura e tem porta-malas de 361 litros.
Na dianteira, chama a atenção a faixa preta que percorre toda a frente, e abriga faróis de formato pixelado e retangular. O logotipo da Fiat, localizado na lateral direita da grade, esconde, na versão elétrica, um cabo de carregamento integrado, primeiro carro do tipo a ter esse artifício. Na lateral, a inscrição “Panda” acompanha a parte superior das portas, e os plásticos da caixa de roda tem o logotipo antigo da marca.
Na traseira, o nome “Fiat” aparece em baixo-relevo, e as lanternas também fazem referência ao Panda original. As rodas do modelo são de liga leve e 17 polegadas, reforçando o ar de SUV emplacado pela montadora. Internamente, o modelo tem detalhes simples, mas nem por isso mal pensados. Chamam atenção o formato oval do painel, inspirado na famosa pista de testes da Fiat em Lingotto, em contraste com as saídas de ar retangulares, assim como no Panda antigo.
Modelo tem 320 km de alcance elétrico
Há um painel digital de 10″, enquanto a multimídia tem tela de 10,25″, e comandos físicos para o ar-condicionado. O seletor de marchas é um botão no console, e não uma alavanca, e há carregador por indução para celulares. O modelo terá versões elétrica e a combustão, sendo a primeira uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 44 kWh, que alimenta um motor de 83 kW, o equivalente a cerca de 113 cv. Isso confere um alcance elétrico de 320 km, no ciclo WLTP, por exemplo.
Já a versão a gasolina, entretanto, não apareceu ainda. Contudo, espelhado no C3 europeu, o Grande Panda pode usar o conjunto 1.2 de três cilindros e 100 cv, seja puramente a gasolina ou micro-híbrida, com opção de câmbio manual ou automático. Por fim, ainda sem preços oficiais, estima-se que a versão híbrida custe cerca de 20.000 euros, R$ 117,6 mil em conversão direta, enquanto a versão elétrica deverá custar cerca de 25.000 euros, R$ 147 mil, também em conversão direta.
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