A Stellantis começou nesta quarta-feira (18) a produção de seu novo SUV cupê, o Citroën Basalt, no Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro. A novidade agora complementa a linha de modelos C-CUBED produzida pela marca na planta, junto dos modelos C3 e Aircross. Além disso, o novo modelo seguirá a premissa de tornar-se o SUV cupê mais acessível do país.
O Jornal do Carro esteve em Porto Real para acompanhar o início da produção do modelo, junto de outros veículos de imprensa. A planta no interior do estado do Rio de Janeiro está em operação desde 2001, e produziu modelos das marcas Citroën e também Peugeot, além da produção do conjunto motriz 1.6 16v, que seguirá para exportação futuramente.
Atualmente, além dos modelos da linha C-CUBED citados, também é produzido o Citroën C4 Cactus, ainda que por pouco tempo. Seja como for, os olhos da imprensa especializada estavam direcionados ao Basalt, cujos detalhes não foram divulgados, ficando restritos ao seu lançamento. O modelo da marca francesa será mostrado oficialmente no próximo mês.
Citroën Basalt terá versão 1.0 manual aspirada
Contudo, o que se sabe é seu visual externo, já amplamente divulgado, e que sua motorização inclui o já conhecido 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,3 mkgf de torque. O conjunto usa o câmbio automático CVT que simula sete marchas. Ainda sem maiores detalhes, espera-se que modelo tenha três versões, sendo elas: Live, Shine e Feel, por exemplo. Além disso, a Live deverá ter o motor mais fraco, o 1.0 Firefly flex aspirado de 75 cv, com câmbio manual de cinco marchas.
Quanto ao design, o modelo não difere em quase nada do conceito apresentado no passado. Seu destaque mais evidente é o caimento cupê, que começa já na coluna B do modelo, com uma traseira reta. Além disso, o para-choque traseiro abriga a placa, e dependendo da versão escolhida, o modelo poderá vir com calotas.
Por dentro, vimos em algumas unidades um padrão de acabamento similar aos irmãos C3 e Aircross, bem como a central multimídia de 10,3 polegadas, por exemplo. Havia também ar-condicionado digital, reforçando a teoria de uma versão de topo mais equipada, por exemplo.
Planta de Porto Real terá novo modelo produzido nos próximos anos
O Basalt marca o último produto do presente ciclo de investimentos da Stellantis, que ainda investirá mais R$ 3 bilhões de 2025 a 2030 na planta. O valor faz parte dos R$ 32 bilhões previstos pelo grupo para a América do Sul, e inclui ainda a chegada de um novo modelo para Porto Real, por exemplo.
Existe a expectativa de que Porto Real se torne um polo multimarcas. E que esse modelo inédito seja o Jeep Avenger, nome ventilado há algum tempo pela mídia. Contudo, não há informações oficiais da Stellantis sobre o assunto. Além disso, a chegada da tecnologia Bio-Hybrid ao polo também é esperada.
“Além de inaugurar a produção do Novo Basalt, um produto fantástico e importante para a marca Citroën, celebramos um futuro promissor para a nossa fábrica no Rio de Janeiro, que receberá um novo ciclo virtuoso de investimentos e reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica.
Planejamos também ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
O Jornal do Carro também está no Instagram!