Em novembro do ano passado, a BYD apresentou mais um SUV para compor seu portfólio. Agora, menos de um ano depois, o Sea Lion 07 já está no mercado chinês e, de quebra, já tem até unidade rodando no Brasil. O flagra foi feito na Bahia (onde a marca vai inaugurar fábrica futuramente) e publicado pelo perfil Placa Verde, do Instagram. Isso, a princípio, não concretiza uma possível data de lançamento no mercado nacional – mas que vem, é certo.
A ideia do novato é, a princípio, tentar arrancar clientes do Tesla Model Y. Para isso, a marca chinesa investiu pesado. É tanto que o carro – que tem estilo cupê – estreia nova plataforma. Chama-se e-Platform 3.0 EVO. Além de dar origem a uma família de SUVs com motorização elétrica, a missão aqui é se valer da tecnologia de integração de baterias Cell to Body (CTB), onde o conjunto fica embutido debaixo do assoalho.
O SUV-cupê tem três opções de propulsores, com potências equivalentes a 231 cv, 313 cv e 435 cv. Nas duas primeiras, tração dianteira e, na última, a tração é nas quatro rodas (um motor fica no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro). A autonomia fica em 610 km nas versões menos potentes, e 550 km no modelo topo de linha – quanto mais potente, mais o carro exige da bateria.
Visual
Esteticamente, o Sea Lion 07 é uma evolução do Seal. Em síntese, compartilha a mesma estética frontal, com faróis recortados. Nas laterais, segue a cartilha SUV-cupê, com coluna C inclinada e, por fim, traz o estilo do Seal na parte traseira, com o mesmo estilo de lanternas. A marca chama a linha de Ocean e o carro tem como base o conceito Ocean-X.
Por dentro, quem já entrou em um carro da BYD vai sentir diferença, afinal, a nova plataforma ficou responsável pela evolução do modelo. Tem tela central giratória de 15,6″, seletor de marchas de cristal, volante com quatro raios e head-up display. A lista conta com sistemas ADAS, de assistência ao motorista, e reúne itens como controle de velocidade adaptativo, frenagem automática, troca de faixa autônoma, alerta de mudança de faixa com correção do volante, entre outros itens.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!