A japonesa Subaru anunciou uma nova adição à linha do crossover Crosstrek Hybrid. Trata-se de um novo motor, fruto de uma parceria entre a Subaru, Mazda e Toyota, que visa achar soluções à combustão antes de uma eletrificação total, por exemplo. O crossover com conjunto atualizado chega em dezembro, e promete uma autonomia de 1000 km.
Assim, o Crosstrek terá o motor boxer aspirado de 2.5 litros, que comandará também o sistema híbrido. O conjunto rende, sozinho, 160 cv e 21,3 mkgf de torque, que trabalha junto de outros dois motores elétricos. Sendo um deles de tração, com 118 cv e 27,5 mkgf, e outro que atua apenas como gerador e ocupa a lacuna entre os dois.
Além disso, comanda o conjunto a transmissão CVT Lineartronic, bem como a tração integral S-AWD. Contudo, não há dados a respeito de potência combinada, mas a Subaru afirma que o modelo pode ser tracionado pelo motor elétrico traseiro. O motor a combustão também pode ser usado como fonte de energia, além de tracionar junto do motor elétrico, por exemplo.
Subaru Crosstrek tem maior autonomia já registrada em um modelo da marca
A unidade de controle eletrônico do modelo saiu do banco traseiro e foi parar em um espaço no cofre, o que garantiu espaço para um tanque de combustível maior, de até 63 litros. Assim, o Crosstrek híbrido tem a maior autonomia já registrada por um modelo da marca, por exemplo. O modelo terá uma bateria de lítio de 1,1 kWh, pequena.
Por fim, segundo a marca, apesar do conjunto boxer não ser o mais eficiente energeticamente, Tetsuo Fujinuk, Diretor de Tecnologia da Subaru, afirmou que a marca não pode abandonar suas raízes. Além disso, o modelo também está até 20% mais eficiente. Ainda não é sabido se uma eventual passagem pelo mercado brasileiro é possível, uma vez que a Subaru vende apenas um modelo no País, o Forester eBoxer, e tem apenas duas lojas no Brasil inteiro.
O Jornal do Carro também está no Instagram!