A Stellantis anunciou um aporte direcionado à planta de Córdoba, na Argentina, de US$ 385 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhão. O montante faz parte dos R$ 32 bilhões destinados à região até o ano de 2030, por exemplo. Por lá, onde hoje se produz o sedã Cronos, uma nova família de veículos será produzida.
Além disso, um novo motor também terá sua produzido por lá, segundo Emanuele Cappellano, COO da Stellantis. Contudo, não se deve esperar por um modelo que reaproveite a plataforma do sedã e tampouco algo construído utilizando a recente CMP, por exemplo. Assim, quem sobra na festa é a recém-chegada Titano, atualmente produzida no Uruguai, de onde também saem os modelos Peugeot Landtrek e RAM 1200.
Outra interpretação que corrobora para a afirmação é que o motor feito em Córdoba também será usado por outras fábricas do grupo. Nessa linha, podemos entender se tratar da unidade Multijet II, ou Patrola Serra, já testado na RAM Rampage. O conjunto tem cerca de 200 cv, algo antecipado pelo site Autos Segredos em abril, e deve chegar a picape compacta-média em 2025. Haverá ainda três lançamentos no mercado brasileiro, desconsiderando modelos como o Peugeot 208 e Citroën Basalt, por exemplo.
Stellantis lançará dois híbridos no mercado brasileiro
Na corrida pela eletrificação, a Fiat também promete. Ainda em 2024, a marca vai lançar seus primeiros híbridos flex do tipo micro-híbrido (ou híbrido-leve). Para isso, a planta de Betim (MG) recebeu investimento de R$ 14 bilhões, entre 2025 e 2030, e deve concentrar seus esforços na produção de SUVs com a tecnologia Bio-Hybrid. Desse modo, Pulse e Fastback devem ser os primeiros a receber a novidade. É tanto que já têm flagras dos modelos.
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