sistema free flow mudará de nome no Brasil

Uma nova resolução da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) vai alterar algumas regras do chamado Pedágio Free Flow, que funciona sem cancelas. As mudanças devem ser anunciadas na próxima segunda-feira (14) após reunião do órgão, informou o Senatran. As mudanças tem objetivo de aprimorar a comunicação com os usuários, além de melhorar as operações dos dispositivos.

Uma das alterações é a ampliação no prazo de pagamento das taxas cobradas pelo pedágio. Por enquanto, os usuários têm até 15 dias para quitar a tarifa. Com a publicação da resolução, entretanto, o prazo se estenderá para 30 dias. A medida visa diminuir a quantidade de multas que alguns motoristas tem recebido por desconhecerem a implantação do sistema ou por falta de comunicação eficiente com relação à taxa.

Pedágio Eletrônico

Outra medida é uma sinalização padrão nos pontos em que houver instalação do sistema. Isso porque é a muitos motoristas passar pelo sistema sem notá-lo. Assim, com publicação da resolução o sistema chamará “pedágio eletrônico” e não mais usará o termo em inglês “free flow”. A mudança deve facilitar o entendimento do usuário ao passar pelo pedágio.

Por fim, a medida visa centralizar as informações sobre o sistema em único canal. Dessa forma, os usuários conseguirão obter informações de formais mais clara e segura. Além disso, os órgãos responsáveis pelo sistema também poderão efetuar uma troca mais eficiente de informações e dados. “Com o aprimoramento da resolução Contran será possível uma cobrança mais eficaz, evitando
multas e garantindo a segurança jurídica necessária à sustentação econômica do modelo”, ressaltou Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!



VEJA MAIS

Encontro de antigos vai reunir 1.500 carros no Campo de Marte

Com entrada gratuita e expectativa de atrair 20 mil visitantes, o 6º Encontro e Exposição…

BYD King na Black Friday tem preço R$ 38,8 mil abaixo do Corolla

Para quem é chegado em descontos, a BYD oferece condições especiais envolvendo seus modelos híbridos…

Fiat Mobi atinge 600 mil unidades produzidas, mas não deve durar muito

Segundo carro mais barato do Brasil hoje (por inacreditáveis R$ 74.990, vale lembrar), o Fiat…