• Home
  • Mercado
  • Renault Logan some do configurador, mas marca nega fim de linha

Renault Logan some do configurador, mas marca nega fim de linha

Figurinha carimbada em todas as listas de modelos com os dias contados no mercado brasileiro, o Renault Logan parece que está mesmo fora do catálogo da montadora. Apesar de a marca francesa sempre negar o fim da produção, o sedã desapareceu do configurador do site. Ele continua listado entre os modelos disponíveis em duas versões: Life, de R$ 97.500, e Zen, de R$ 101 mil. Mas ao clicar em “Monte o seu”, uma página de erro aparece com a seguinte mensagem: “Infelizmente a página que você está procurando não foi encontrada”.

Em resposta ao questionamento do Jornal do Carro se o Logan realmente saiu de linha, a Renault informa que o site está enfrentando um problema técnico, mas que as vendas do modelo seguem normalmente. Além disso, a marca nega também que a produção tenha sido encerrada.

Renault/Divulgação

Vendas do Logan

Há algum tempo o Logan já vem demonstrando que está no fim de vida, com vendas bem abaixo de rivais da categoria de sedãs compactos. No acumulado deste ano, foram apenas 2.137 emplacamentos, o que não parece pouco a princípio. Mas ao olharmos outros modelos do segmento como Chevrolet Onix Plus (34.771), Fiat Cronos (19.336) e Volkswagen Virtus (17.892), é possível perceber que o Renault vem bem atrás. Perdendo, inclusive, para carros que nunca foram campeões de venda, como Honda City (7.901) e Nissan Versa (7.277), por exemplo.

Lançado em 2007, o sedã recebeu sua última reestilização em 2019. Apesar de nunca ter brigado pelas primeiras posições, chegou a vender quase 47 mil unidades em seu auge, em 2014. Seu sucesso era explicado especialmente por conta do bom espaço interno, porta-malas generoso de 510 litros, manutenção barata e preço mais baixo que o dos rivais. Por isso, se tornou preferência de taxistas e motoristas de aplicativo.

Renault Logan
Renault/Divulgação

Declínio e fim decretado

Mas nos últimos tempos, de 2020 para cá, vendeu em média 10 mil carros por ano. Até que em 2023 não chegou a atingir 5 mil unidades emplacadas, reforçando que seu ciclo chegava ao fim. Um dos principais motivos seria abrir espaço na linha de produção para a chegada do Kardian, que estreou em março.

Sem previsão de uma nova geração, como na Europa, Renault enxugou a gama do sedã nos últimos anos. O modelo perdeu configurações com motor 1.6 e câmbio automático. No momento, o Logan é vendido nas versões Life e Zen, ambas com motor 1.0 de até 82 cv e 10,5 mkgf e câmbio manual de cinco marchas. A diferença está apenas na lista de equipamentos. Quem deve ter destino semelhante é o Stepway, que agora só está disponível em versão única com motor 1.0 e câmbio manual.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se



VEJA MAIS

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…

Título no GP de Las Vegas? Verstappen evita falar: ‘Ainda há muito o que correr’

Reutersi Reuters https://motorshow.com.br/autor/reuters/ 22/11/2024 – 9:50 O holandês Max Verstappen tem grandes chances de celebrar…