Há dois meses, alertamos sobre os indícios de que o Renault Logan estava com os dias contados. Na configuração do modelo no site da marca francesa, a página apresentava erro, mas a montadora alegou problemas técnicos e confirmou que as vendas seguiam normalmente. Entretanto, a revista Autoesporte afirma que agora o sedã realmente saiu de linha após apuração com concessionários.
De acordo com informações da publicação, o Logan não está mais disponível para vendas, seja para pessoa física ou jurídica. Até setembro, o veículo era oferecido apenas na modalidade de venda direta, mas a partir deste mês de outubro a comercialização foi encerrada, conforme um comunicado interno distribuído pela Renault.
Contudo, algumas poucas unidades continuam sendo produzidas na fábrica de São José dos Pinhais (PR). A explicação seria que esses carros serão destinados a empresas com contratos firmados anteriormente com a montadora. Desse modo, conforme também adiantamos, a ideia é abrir espaço na linha de produção para o Kardian, que estreou no mercado brasileiro em março deste ano.
Vendas do Logan
Há algum tempo o Logan já vem demonstrando que está no fim de vida, com vendas bem abaixo de rivais da categoria de sedãs compactos. No acumulado deste ano até setembro, foram apenas 4.488 emplacamentos, o que não parece pouco a princípio. Mas ao olharmos outros modelos do segmento como Chevrolet Onix Plus (44.398), Fiat Cronos (28.983) e Volkswagen Virtus (23.294), é possível perceber que o Renault vem bem atrás. Perdendo, inclusive, para carros que nunca foram campeões de venda, como Honda City (11.218) e Nissan Versa (8.867), por exemplo.
Lançado em 2007, o sedã recebeu sua última reestilização em 2019. Apesar de nunca ter brigado pelas primeiras posições, chegou a vender quase 47 mil unidades em seu auge, em 2014. Seu sucesso era explicado especialmente por conta do bom espaço interno, porta-malas generoso de 510 litros, manutenção barata e preço mais baixo que o dos rivais. Por isso, se tornou preferência de taxistas e motoristas de aplicativo.
Mas nos últimos tempos, de 2020 para cá, vendeu em média 10 mil carros por ano. Até que em 2023 não chegou a atingir 5 mil unidades emplacadas, reforçando que seu ciclo chegava ao fim. Sem previsão de uma nova geração, como na Europa, Renault enxugou a gama do sedã nos últimos anos. O modelo perdeu configurações com motor 1.6 e câmbio automático. Assim, o Logan se despede com duas versões no catálogo, Life e Zen, ambas com motor 1.0 de até 82 cv e 10,5 mkgf e câmbio manual de cinco marchas.
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