Assim como outras montadoras que estão dando um passo para trás no que diz respeito à eletrificação, a Porsche também prepara mudanças em sua estratégia. O problema está na queda substancial nas vendas de carros elétricos em todo o mundo, o que resultou em uma queda de 29% nas vendas globais do Taycan. A China foi uma das maiores responsáveis por esse resultado, uma vez que os consumidores locais do segmento premium ainda optam por motores a combustão.
Desse modo, modelos planejados para se tornar exclusivamente elétricos podem receber uma espécie de reversão na engenharia para oferecer também opções a gasolina. A nova geração do 718 Boxster e Cayman, por exemplo, devem chegar nos próximos meses apenas com motor elétrico. Assim, a Porsche pode ser “forçada” a adaptar o esportivo para receber ao menos opções híbridas, como a Fiat deverá fazer com o 500e. Ou manter duas gerações à venda, cada uma com sua alimentação. No lançamento do Macan elétrico, na última semana, a Porsche fez questão de frisar que a versão a combustão será mantida em linha no Brasil.
Futuro incerto para a Porsche
Não só na China a venda de carros elétricos está em declínio. Europa e EUA, mercados-chave para a Porsche, também registram quedas importantes no segmento nos últimos meses. Por isso, as futuras gerações de Cayenne e Panamera, que a princípio seriam elétricas, devem ser reformuladas para oferecer também opções a combustão e híbridas.
“Estamos analisando a possibilidade de modelos originalmente planejados para serem totalmente elétricos virem a ter uma motorização híbrida ou a combustão no futuro. O que está claro é que vamos manter os motores a combustão por muito mais tempo”, declarou Lutz Mescke, diretor financeiro da Porsche AG.
Além desses dois modelos, a montadora também tem planos de lançar um SUV topo de linha – ou seja, posicionado acima do Cayenne – em 2028, conhecido pelo codinome K1. O utilitário de alto luxo tem previsão de usar a futura plataforma SSP Sport do Grupo Volkswagen, específica para elétricos. Com essa mudança de estratégia, entretanto, a Porsche pode repensar em como apresentar seu novo produto ao mercado, provavelmente tornando-o híbrido.
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