por que a marca da maçã cancelou carro autônomo?

Os planos da Apple de fabricar carros elétricos para competir com a Tesla não irão se concretizar. O Projeto Titan recebeu bilhões de dólares em investimento ao longo de dez anos de pesquisa e integrava parte de uma estratégia da marca da maçã para crescer em novos mercados. Entretanto, a Apple não trabalhava no seu carro autônomo há algum tempo, e a confirmação de que o projeto foi cancelado só surgiu na última semana.

Segundo informações do The New York Times, os funcionários da marca souberam recentemente de que a empresa cancelou o projeto. Os membros que trabalhavam no chamado iCar foram realocados para outros departamentos. O veículo chegou a entrar em testes em vias públicas, mesmo sem ter uma divulgação oficial. Até mesmo patentes foram registradas nos Estados Unidos, o que gerou projeções como esta de topo, feita pelo site Vanarama.

Divulgação/REUTERS – Mike Segar

Desenvolvimento do Apple iCar começou em 2014

O Projeto Titan surgiu há dez anos com o objetivo de criar um veículo elétrico de condução autônoma. Ou seja, sem a necessidade de motorista humano ao volante. O desenvolvimento passou por diversas alterações ao longo dos últimos anos, apesar do grande aporte de investimentos – foram cerca de R$ 113 bilhões. O carro tinha o lançamento previsto para 2024, mas foi adiado para 2026 e, posteriormente, para 2028.

Tim Cook, executivo-chefe da empresa, era o grande mentor do iCar. Seu histórico de grandes lançamentos pela marca inclui o Apple Watch, o HomePod e o Vision Pro, que estreou no mercado recentemente. Por acreditar que a Apple precisava continuar em constante criação de novidades, Cook tinha o iCar como peça-chave para o seu legado.

Cybertruck Tesla
Tesla/Divulgação

Apple investiu mais de US$ 1 bilhão no veículo

Os custos do Projeto Titan já haviam ultrapassado US$ 1 bilhão por ano, com uma equipe composta por mais de 2.000 funcionários da Apple. O alto valor investido pretendia, portanto, entregar um veículo capaz de dirigir sozinho em rodovias, o que exigia o “Nível 5” de condução autônoma, algo ainda indisponível nos carros elétricos atuais. Neste nível, o veículo é capaz de acelerar, frear e fazer curvas sem qualquer intervenção humana.

O plano era de que o iCar custasse menos de US$ 100 mil para concorrer, por exemplo, com modelos como Tesla Model S e Mercedes-Benz EQS. Contudo, marca da maçã não firmou parceria para construir o veículo sobre uma plataforma EV pré-existente, conforme previu o projeto original. Em dado momento, até surgiu uma informação de que a Apple se juntaria com a Hyundai produzir seu carro, bem como de teria uma tecnologia revolucionária de bateria.

Motivos do cancelamento do iCar

Segundo informações de bastidores, o Apple iCar não era consenso entre os maiores executivos da empresa. Por isso, houve um embate sobre a diminuição dos recursos e se o projeto iria adiante. Além disso, o avanço da taxa de juros nos Estados Unidos trouxe preocupações em relação ao preço do carro em relação aos modelos elétricos já existentes.

Outro fator que influenciou o cancelamento do Projeto Titan foi o número elevado de acidentes com carros elétricos autônomos nos últimos anos, sobretudo nos Estados Unidos e com carros da Tesla. Após o anúncio do cancelamento, as ações da Apple subiram 0,5%. Ou seja, um claro indicativo de que os investidores não queriam que a marca da maçã se aventurasse neste mercado, que tem como atual líder a montadora do bilionário Elon Musk.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

BYD Dolphin ou GWM Ora 03? Veja o comparativo entre elétricos de R$ 150 mil



VEJA MAIS

Fiat Mobi atinge 600 mil unidades produzidas, mas não deve durar muito

Segundo carro mais barato do Brasil hoje (por inacreditáveis R$ 74.990, vale lembrar), o Fiat…

Ford projeta demissão de 4 mil funcionários na Europa

DEUTSCHE WELLEi DEUTSCHE WELLE https://motorshow.com.br/autor/deutsche-welle/ 21/11/2024 – 8:20 A gigante automotiva norte-americana Ford afirmou nesta…

BYD terá marca de luxo no Brasil e quer desafiar Porsche; veja

Sob o guarda-chuva da BYD, há marcas como Bao, YangWang e Denza. Por ora, nenhuma…