• Home
  • PRINCIPAL
  • Opala que superou 315 km/h mantém recorde de velocidade há 3 décadas

Opala que superou 315 km/h mantém recorde de velocidade há 3 décadas

Não é novidade para ninguém que o Chevrolet Opala é um ícone nacional, amado por uma legião de fãs Brasil afora. Além disso, o modelo ainda detém o recorde nacional de maior velocidade já atingida, de 303,157 km/h. O recorde, utilizando um Opala da categoria Stock Car, aconteceu em 15 de outubro de 1991, na rodovia BR-101, no município de Bertioga (SP).



O recorde foi realizado pelo piloto Fábio Sotto Mayor, sendo apurado com base na média de velocidade atingida nas tentativas previstas no regulamento internacional. Assim, a maior velocidade registrada foi superior aos 315 km/h, até hoje não superada no território nacional. O feito resultou no completo restauro do Opala de Stock Car, feito pela empresa Dana, como parte das comemorações dos seus 75 anos.

Arquivo Dana/Reprodução

Segundo o piloto, o feito de superar a barreira dos 300 km/h com um modelo feito no Brasil continua surpreendente. Lançado no final dos anos 1960, o Opala responsável pelo recorde teve sua preparação feita por nomes como Camilo Christófaro Júnior e Silvio Longo. Numa época em que peças importadas começavam a chegar por aqui, por exemplo.

Trabalho de restauração do Opala exigiu até pneus importados

Assim, para restaurar o modelo, foi preciso outro Opala, semelhante ao usado por Sotto Mayor, enquadrado no regulamento da Stock Car da época, entre 1987 e 1993. Peças como as rodas de liga leve acabaram adquiridas com um colecionador, e os pneus, com medida R14, diferente do usado pela Stock (265/40 R16) vieram do exterior, no entanto. Hoje, a réplica é rica em detalhes, e conta com cardã e diferencial Dana 44, por exemplo.

Arquivo Dana/Reprodução
Arquivo Dana/Reprodução

“Esse recorde é famoso até hoje pela velocidade que alcançamos com o Opala. Sou mais reconhecido por este feito do que pelos meus títulos na Stock Car,” destacou Fábio. O Chevrolet Opala foi o primeiro veículo de passeio desenvolvido e fabricado pela General Motors no Brasil, junto de suas variações cupê, sedã e perua (Caravan), produzido entre 1968 a 1992.

Fonte: Secco Consultoria

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Como é acelerar o novo Ford Mustang GT Performance



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…