O que sabemos sobre a entrada da Audi na Fórmula 1

A Audi vai entrar na Fórmula 1 em 2026, ano em que estão previstas mudanças no regulamento como no trem de força híbrido.

A marca das quatro argolas chegou a apresentar um protótipo (imagem de destaque), inclusive em solo brasileiro, de seu carro para a categoria.

+ Audi confirma parceria com a Sauber para entrar na Fórmula 1 em 2026

Veículo conceito da Audi – Foto: Divulgação

Motorização

No entanto, o segredo está no coração do modelo, que vem sendo desenvolvido por engenheiros nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, ao sul da Alemanha – é a primeira vez em mais de uma década que um propulsor da Fórmula 1 será construído na Alemanha. A previsão e de que os primeiros testes devam ocorrer em 2025.

O regulamento da FIA para a unidade de potência com um V6, a partir de 2026, inclui um aumento na implantação de energia elétrica (próximo a 50%) e utilização de um combustível 100% sustentável.

Carro conceito da Audi para a F1- Foto: Divulgação

Audi e Sauber

Recentemente, a Audi anunciou a reestruturação de seu time voltado à Fórmula 1, além da intenção em adquirir 100% do Grupo Sauber.

Oliver Hoffmann, que liderava a divisão de desenvolvimento técnico da marca, foi nomeado representante geral pelo conselho de administração e responsável pela implementação da Audi na Fórmula 1.

A previsão é de que a equipe irá fabricar o veículo de corrida em sua sede na cidade de Hinwil, na Suíça. A Sauber também será responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.

“A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 espelha o nosso passado, presente e futuro. Uma marca que teve origens nas pistas de competição, chegou ao país pelas mãos do eterno ‘chefe’ Ayrton Senna e atualmente está desenvolvendo uma tecnologia eletrificada capaz de oferecer uma performance sustentável e de ponta para competir na categoria mais renomada do automobilismo global”, afirmou Gerold Pillekamp, head de marketing e comunicação da Audi do Brasil, à imprensa.

Carro conceito da Audi para a F1- Foto: Divulgação

Equipe

Lee Stevenson, que era chefe de mecânicos da Red Bull, após 18 anos na equipe, indicou uma nova casa que pode ser na Audi. Ele deve trabalhar “no outro extremo do pit-lane” e que será um “grande desafio”, como disse nas redes sociais.

Além disso, segundo rumores, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou não devem continuar no time, atualmente chamado de “Stake F1 Team Kick Sauber”. A saída de Hamilton para a Ferrari no ano que vem pode chacoalhar o mercado de pilotos, com anúncios em 2025.

Vale mencionar que a Sauber competiu na Fórmula 1 desde 1993 com seu nome, mas quase sempre associado a marcas: Red Bull, Petronas, BMW e Alfa Romeo.



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