A onda de SUVs compactos está começando a explodir no Brasil. Um dos próximos lançamentos do segmento, previsto para o início de 2025, é o novo modelo da Volkswagen, que já até fez uma aparição camuflado durante o último Rock in Rio. Com fabricação em Taubaté (SP), o futuro SUV vai concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e outros carros que também entrarão em breve na categoria, como um modelo da Chevrolet com base no Onix, o Jeep Avenger, que tem planos de produção em Porto Real (RJ), e até um compacto da Hyundai com ares de HB20.
Voltando ao ainda sem nome SUV da Volkswagen, o veículo foi novamente flagrado em testes pelas ruas brasileiras. Depois de aparecer em Taubaté, o modelo foi fotografado próximo à fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) pelo jornalista Renato Maia, titular do perfil do Instagram @falandodecarro (veja abaixo). De acordo com a página, o carro que estampa as imagens pode ser uma versão de entrada por ter calotas e câmbio manual. Entretanto, o veículo também apresentava faróis e lanternas de LED, o que pode significar que o SUV compacto tenha os itens desde as configurações mais baratas.
O que sabemos sobre o SUV da VW
Como usará a plataforma MQB A0-IN, uma variante mais simples que a do Polo, o futuro compacto da VW terá o mesmo entre-eixos de 2,56 metros, por exemplo. Desse modo, o modelo ficará posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, se tornando o SUV de entrada da marca alemã.
Nas versões mais em conta, deverá trazer o motor 170 TSI, o 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 mkgf, já presente na linha Polo. Além disso, terá uma configuração de topo com o 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 mkgf. Outra aposta é que o SUV receba um sistema híbrido leve de 48V mais adiante. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis, de acordo com a configuração (o que foi comprovado pelo flagra).
A faixa de preços deverá ficar em torno de R$ 110 mil, uma vez que o Nivus parte de R$ 119.900. Entretanto, terá acabamento mais simples que o do irmão. Por fim, seu design terá inspiração no do Tiguan europeu, com grande grade dianteira e faróis mais afilados.