Da redaçãoi Da redação https://motorshow.com.br/autor/da-redacao/
09/09/2024 – 15:51
Para quem tem uma coleção (ou pretende ter) há um tipo de seguro específico para carros clássicos. Recentemente, um desses serviços foi lançado pela Howden, corretora especializada em seguros, em parceria com a seguradora Ezze.
De acordo com as empresas, o produto foi criado especificamente para colecionadores, entusiastas que utilizam os carros de maneira limitada, em viagens, exposições, encontros e eventos.
A cobertura é personalizada e protege, por exemplo, contra danos materiais e acontecimentos naturais.
“Um dos principais diferenciais deste novo seguro é a cláusula de valor acordado, que afere os veículos com base em sua raridade, de forma semelhante às obras de arte, ao invés de seguir a tradicional Tabela FIPE”, afirma a Howden.
Além disso, a corretora estabeleceu uma rede de avaliadores especializados para assegurar que a avaliação do veículo seja feita de maneira precisa e adequada.
“Este seguro chega para atender a um nicho de mercado que não é priorizado pelas seguradoras tradicionais, oferecendo uma solução acessível e especializada”, afirma Roberto Suga, ex-presidente e atual conselheiro da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos).
A FBVA é uma das principais parceiras deste lançamento e oferece aos seus associados um desconto pelo produto.
Como funciona e quem pode fazer?
Segundo as empresas, o serviço se adequa ao perfil de uso de cada colecionador. Questionada sobre qual o preço, a empresa não divulgou detalhes ou valores.
O seguro está destinado, principalmente, a cobrir o casco dos carros. “Se trata de uma cobertura ‘all risks’, incluindo roubo ou furto qualificado, que cobrirá o carro a todo momento dentro do território nacional. Já estamos preparando mais novidades que irão complementar a jornada de um colecionador.”
Podem ter esse seguro os modelos de carros na faixa de 20 a 30 anos, os considerados pré-clássicos, assim como os com mais de 30 anos, os clássicos.
Os interessados podem solicitar o serviço por meio do site da Howden (neste link), onde é disponibilizado um formulário para fazer a cotação.