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Novo Porsche Panamera chega ao Brasil com suspensão antienjoo

O novo Porsche Panamera já está no Brasil com atualizações no visual, equipamentos, trem de força e sistemas de segurança e conectividade. Assim, a terceira geração do modelo chamado pela marca de “sedã de luxo”, estreia no País nas versões 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid. De acordo com dados da Porsche, o sistema híbrido plug-in é formado pelo motor 2.9 V6 biturbo na dianteira e outro elétrico montado no câmbio automatizado PDK. Como resultado, gera 470 cv de potência e 66,3 mkf de torque, no caso da opção 4 E-Hybrid e 544 cv e 76,5 mkgf na 4S E-Hybrid.

Versão de topo tem conjunto híbrido de 544 cv de potência; Fotos: Tião Oliveira/Estadão

Portanto, o novo Porsche Panamera acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e chega a 280 km/h, na configuração de entrada. Por sua vez, os números da versão de topo são de 3,7 segundos e 290 km/h, respectivamente. Além disso, as novas baterias têm 25,9 kWh de capacidade e os freios regenerativos são 33% mais eficientes. Dessa forma, a autonomia no modo 100% elétrico pode chegar a 63 km, de acordo com o estimo de condução do motorista. Assim, quem usa o carro apenas no trânsito urbano pode, ao menos em tese, rodar a semana toda sem queimar uma gota de gasolina.

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Recarga rápida

No mesmo sentido, outra novidade é o carregador de 11 kW, que permitiu reduzir o tempo necessário para recarga para menos de 2 horas e 40 minutos, conforme a Porsche. Além disso, o comprador do novo Porsche Panamera tem direito ao serviço de checagem prévia da rede elétrica onde vai ser instalado o equipamento. Segundo a fabricante, a garantia total do carro também foi ampliada. Agora, é de até quatro anos no Brasil.

Conforme informações da marca, o modelo feito na Alemanha mantém as dimensões do anterior. Ou seja, são 5,05 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,42 m de altura. Além disso, a distância entre os eixos, de 2,95 m, garante muito espaço para os quatro ocupantes – sobretudo os do banco traseiro. No visual, os faróis foram redesenhados e há uma tomada de ar adicional acima da placa, bem como entrada de ar central maior. Nas extremidades, há novas entradas de ar, com luzes de uso diurno integradas.

Novo Porsche Panamera tem 3 modos de condução

Entre os opcionais, o novo Porsche Panamera pode receber sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução. Segundo a marca, nesse caso o alcance chega a 600 metros. Outras novidades no visual são as rodas de liga leve com desenho exclusivo, bem com ausência de molduras das janelas traseiras. Atrás, as lanternas de LEDs foram redesenhadas e, conforme a marca, garantem dois níveis de iluminação. Na cabine também há várias novidades. Porém, a marca manteve a tradicional combinação de elementos analógicos e digitais.

Chama a atenção o painel de instrumentos digital com tela curva de 12,6 polegadas voltada para o motorista. A alavanca do câmbio automatizado, à direita da coluna de direção, libera espaço no console central. As borboletas no volante garantem trocar de marcha de forma manual. No mesmo sentido, o seletor ao alcance da mão direita permite escolher um dos três modos de condução sem tirar os olhos da via à frente. Segundo a Porsche, as opções são “Normal”, “Sport” e “Sport Plus”.

Suspensão a ar e amortecedores ativos

Da mesma forma, o sistema multimídia tem conexão com Apple CarPlay e Android Auto. Bem como compartimento refrigerado para smartphone com carregador por indução. Além disso, há uma segunda tela de 10,9 polegadas oferecida como opcional. O equipamento permite que o passageiro da frente veja dados de desempenho e faça ajustes no multimídia. Para evitar distrações, o motorista não consegue ver o que está sendo exibido nesse quadro.

E, para garantir ainda mais conforto, há suspensão de ar de dois estágios. Assim, a altura da carroceria sobe 5 cm quando as portas são abertas. Com isso, facilita o embarque e o desembarque de motorista e passageiros. Oferecido como como opcional no novo Porsche Panamera, o sistema é batizada de Active Ride. De acordo com a fabricante, o conjunto inclui amortecedores ativos de dois estágios, conectados a uma bomba hidráulica com acionamento elétrico.

Inclinação em curvas remete a motocicletas

Como resultado, além de filtrar de modo ainda mais eficiente as imperfeições do piso, o sistema pode ajustar a carroceria de forma 100% ativa, Dessa forma, pode inclinar o novo Porsche Panamera para frente, para trás e para os lados, de modo a compensar as inclinações da via e compensar as forças de aceleração laterais. Como resultado, o carro permanece nivelado o tempo tempo todo, mesmo durante acelerações e frenagens severas, bem como em mudanças bruscas de trajetória.

Segundo a marca, em curvas o carro tem comportamento semelhante ao de motocicletas. Assim, pode garantir respostas mais rápidas e funcionar como um recurso antienjoo. E, para piadistas endinheirados, o novo Porsche Panamera pode até fazer as vezes de um low rider de fábrica. Ou seja, aqueles carros com suspensão repleta de motores elétricos que pulam e “dançam”. Aliás, por falar em valores, o novo modelo tem preços sugeridos de R$ 803 mil, no caso da versão 4 E-Hybrid, e de R$ 922 mil na 4S E-Hybrid. Em breve, o Jornal do Carro trará a avaliação completa do novo Porsche Panemera em pista. Fique de olho!

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