Revelado em março deste ano, o novo Dodge Charger Daytona – versão elétrica do icônico muscle car – ainda não chegou às lojas norte-americanas. Contudo, a Stellantis confirmou que o modelo terá um lote de produção que receberá baterias em estado sólido. A frota servirá para testar a tecnologia, mas só a partir de 2026. Depois disso, deverá equipar outros carros da Stellantis futuramente.
Fornecidas pela empresa Factorial Energy, as baterias terão uma densidade bastante alta, ultrapassando os 390 Wh/kg. Assim, as células serão capazes de armazenar grandes quantidades de energia. Como comparação, as baterias presentes nos veículos elétricos atualmente têm densidade que varia de 90 Wh/kg a 255 Wh/kg.
Mas qual o benefício das baterias sólidas? Com elas, os Charger que passarão pelos testes poderão ter alcance significativamente maior que o de modelos de hoje. Outra possibilidade é que os carros usarão menos células nos componentes, tornando-os mais baratos para produzir e, consequentemente, para os consumidores. De acordo com a Stellantis, a frota-piloto será responsável por demonstrar a capacidade das baterias em condições reais de direção.
“Ao integrar a solução inovadora das baterias da Factorial na nova plataforma STLA Large, estamos validando o potencial de nossa futura linha de elétricos. Desse modo, garantimos aos clientes benefícios como melhor desempenho, maior autonomia e temos de recarga mais rápidos nos próximos anos”, afirma Ned Curic, chefe de engenharia e tecnologia da Stellantis.
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