A nova Ford F-150 já está disponível em pré-venda no Brasil. Embora não tenha mudado de geração, a picape grande recebeu atualizações no visual, sistemas eletrônicos e equipamentos. Além disso, sai de cena a versão Platinum, que até então era posicionada como a de topo da linha. A Lariat, por sua vez, passa a ter também a opção Black, que se diferencia por detalhes no visual.
Apesar das leves mudanças nos catálogos e equipamentos, na mecânica a nova Ford F-150 não traz novidades. Assim, foram mantidos o motor 5.0 V8 Coyote, com 405 cv de potência e 56,7 de torque a partir das 4.250 rpm. O câmbio é automático de dez velocidades – o mesmo trem de força do Mustang, porém, recalibrado. Afinal, estamos falando de um utilitário com peso de cerca de 2.500 kg.
Seja como for, a nova Ford F-150 manteve os dados de desempenho do modelo anterior. De acordo com dados da marca, a picapona pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Além disso, promete rodar, em média, 6,3 km na cidade e 8,6 km na estrada com um litro de gasolina. Vale lembrar que há sistema start&stop, que desliga e religa automaticamente o motor em paradas de semáforo, por exemplo.
Nova F-150 tem autonomia superior a 1.100 km
Além disso, o chamado tanque estendido tem capacidade para 136 litros de gasolina. Como resultado, ao menos em tese, a nova F-150 roda mais de 850 km na cidade e cerca de 1.170 km na estrada. Conforme o diretor de Engenharia da Ford América do Sul, André Oliveira, em relação à anterior, a nova Ford F-150 traz mudanças nos pneus. Os novos compostos melhoraram o conforto na rodagem, por exemplo.
No visual, as mudanças são sutis. Na dianteira, o destaque são os faróis com luzes de uso diurno em formato de “F” estilizado, de acordo com a Ford. Além disso, na Lariat os para-choques e as duas barras horizontais da grade têm acabamento cromado. Na Lariat Black, como o próprio nome indica, elas são pretas, assim como os retrovisores externos, as maçanetas das portas e as rodas de liga leve de 20 polegadas. Porém, nesse caso os para-choques são da mesma cor da carroceria.
Conforme a designer da Ford América do Sul, Andrea Sagiorato, a nova Ford F-150 é o primeiro carro da marca a trazer logotipo oval atualizado. Ou seja, com friso e letras brancas, em vez de cromado, como era até então. De acordo com ela, a novidade é um item de personalização, que traz fundo azul na versão Lariat e preto na Black. Outra novidade da picapona é o sistema de abertura da tampa da caçamba.
Mesmo preço, pero no mucho
Agora, ela pode ser aberta de forma convencional, na horizontal, ou em duas partes, na vertical. Assim, trata-se da mesma solução adotada em modelos da rival Ram e da Fiat Toro, por exemplo. Outros destaques são o sistema de iluminação externo de 360° e o sensor de nível de carga da caçamba. Aliás, as lanternas traseiras também foram levemente redesenhadas. Porém, no Brasil a nova Ford F-150 deixou de oferecer os estribos laterais com acionamento elétrico.
Segundo a Ford, a nova F-150 manteve o mesmo preço da anterior, de R$ 519.990. Porém, essa era a tabela da versão Platinum, que deixou de ser oferecida no Brasil, No caso da Lariat, que até então era a opção de entrada na linha no País, o preço sugerido era de R$ 479.990. Vale lembrar que, até então, essa configuração era mais simples. Porém, na prática os novos equipamentos acrescentaram R$ 40 mil ao preço da picape grande importada dos Estados Unidos.
Seja como for, isso não deve comprometer as vendas da picape no mercado brasileiro. De acordo com o gerente de marketing da Ford, Dennis Rossini, desde que foi lançada no País, há cerca de um ano, a F-150 soma cerca de 1.200 emplacamentos. Ou seja, média de 100 unidades por mês. Conforme o executivo, os clientes que comprarem o modelo agora deverão receber as primeiras unidades a partir de outubro.
A Série F de picapes da Ford é o veículo mais vendido dos EUA há 47 anos consecutivos. Da mesma forma, a F-150 é o modelo mais emplacado desta linha. Segundo Rossini, a vinda de novas versões, como a F-150 Raptor, não está confirmada para o País, Bem como o lançamento de outras configurações da Série F, como as F-250 e F-350, que já foram vendidas no mercado brasileiro no passado.