O grupo automotivo Stellantis lançou nos Estados Unidos uma campanha especial para atrair clientes, rivalizando com a Ford. A ação oferece bônus de até US$ 2 mil (aproximadamente R$ 12 mil) para proprietários de veículos Ford. Os modelos devem ser trocados pelos novos das marcas Jeep, Ram ou Dodge. Assim, o valor será concedido na forma de desconto sobre o valor do veículo na tabela.
Para participar, os clientes Ford precisam escolher um dos modelos elegíveis da Stellantis, que incluem o Jeep Wrangler, Grand Cherokee, Wagoneer, Grand Wagoneer, Dodge Durango. Além disso, as versões Quad e Crew Cab da Ram 1500 também fazem parte da campanha. O Dodge Durango, especificamente, conta ainda com uma promoção extra que reduz o preço de algumas versões em até US$ 13,1 mil. Em um dos pacotes, há um desconto de US$ 10 para cada cavalo de potência, por exemplo, proporcionando abatimento de até US$ 7,1 mil.
A estratégia da Stellantis surge em resposta a uma campanha recente da Ford. Nos últimos dias, a marca do Oval Azul comunicou que clientes proprietários de picapes Ram poderiam receber até US$ 2 mil ao trocarem seus veículos por modelos como a F-150 ou a versão elétrica F-150 Lightning. Dependendo da localização, o valor do desconto variava entre US$ 1 mil e US$ 2 mil, com abatimentos totais em alguns estados, como a Califórnia, por exemplo.
Desafios de Stellantis na América do Norte
Por outro lado, a iniciativa reflete a situação da Stellantis no mercado norte-americano. Modelos como o Jeep Grand Cherokee e o Dodge Durango, por exemplo, enfrentam quedas de vendas, com retrações de 12% e 13% no acumulado de 2024 em comparação com o ano anterior. Por isso, a produção desses veículos está temporariamente suspensa na fábrica de Detroit, uma medida para equilibrar os estoques.
No geral, a Stellantis reportou a venda de 299 mil veículos na América do Norte no terceiro trimestre de 2024, o que representa uma queda de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a marca vendeu 470 mil unidades.