Com o portfólio variado de veículos vendidos no Brasil, o consumidor tem muitas opções para fazer a compra de acordo com o bolso e o segmento preferido. Veja alguns dos melhores modelos em seis faixas de preço, levando em conta também o que eles oferecem.
Até R$ 100 mil
Peugeot 208 1.0 Turbo
Depois que recebeu o motor 1.0 turbo, de 130 cv de potência, o compacto Peugeot 208 se tornou um carro mais ágil e econômico, graças também ao câmbio CVT de sete velocidades com software exclusivo para aumentar a eficiência energética. Tendo como rivais modelos como Renault Kwid, Fiat Mobi e Hyundai HB20 e custando R$ 99.990, o 208 apresenta comportamento mais equilibrado. Entre os itens de série, ele traz i-Cockpit 3D, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.
De R$ 100 mil a R$ 150 mil
BYD Dolphin
Rapidamente, o BYD Dolphin transformou-se em sucesso de vendas no mercado brasileiro, causando grande movimentação no segmento de veículos elétricos. “Montamos, também, uma eficiente estrutura de pós-venda para atender os clientes”, diz Henrique Antunes, diretor comercial da BYD Brasil. Desenvolvido sobre uma plataforma dedicada a automóveis movidos a bateria, a e-platform 3.0, o Dolphin oferece tecnologias como quadro de instrumentos digital de cinco polegadas, tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, câmera 360º, sensor de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. São equipamentos que garantem uma briga acirrada com, por exemplo, Chevrolet Spin, Fiat Pulse e Nissan Versa.
De R$ 150 mil a R$ 200 mil
Toyota Corolla Altis Hybrid
O maior atrativo do Toyota Corolla Altis Hybrid é o pioneirismo do motor híbrido flex, que alia a possibilidade de abastecer com etanol e gasolina com a propulsão elétrica. Por R$ 198.890, ele apresenta o visual clássico que agrada a todos os amantes do Corolla, com a autonomia de rodar até 18,5 km/l na cidade. Com 4,63 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos, o Altis entrega conforto de sobra para cinco pessoas, que podem acomodar suas bagagens no porta-malas de 470 litros. Tais atributos aumentam sua relação custo-benefício diante de concorrentes, como Nissan Versa e Volkswagen Virtus.
De R$ 200 mil até R$ 250 mil
Honda ZR-V
A Honda tinha bons representantes no segmento de SUVs, como HRV e CR-V. Agora, apresentou um modelo que se posiciona entre os dois, esquentando as vendas no segmento que mais cresce no País. A partir de R$ 214.500, o ZR-V 2.0 desfruta do padrão internacional de qualidade técnica e visual requintado da fabricante. Medindo 4,57 metros de comprimento, o ZR-V é mais encorpado que Jeep Compass e Toyota Corolla Cross e o espaço interno proporciona boa comodidade aos ocupantes, que possuem mordomias, como a entrada USB individual.
De R$ 250 mil a R$ 300 mil
Jeep Compass 2.0 Hurricane
Desde que foi lançado no Brasil, o Jeep Compass sempre chamou atenção na categoria de SUVs médios. A versão Hurricane, de R$ 279.990, ajuda a reforçar sua boa imagem. Ela é equipada com motor 2.0 turbo, de 272 cv de potência, e alcança 228 km/h de velocidade máxima, além de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, segundo a fabricante. “Apostamos que o motor a gasolina agradará a boa parte dos consumidores, que ainda preferem esse tipo de combustível”, diz Hugo Domingues, vice-presidente da Stellantis. O Compass possui quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que exibe diversas informações, como força G, pressão do turbo e potência utilizada nos momentos de aceleração. Há dispositivos interessantes, como ajuste elétrico dos bancos para motorista e passageiro e sensor de presença abaixo do para-choque traseiro para abertura automática do porta-malas.
Acima de R$ 300 mil
BMW Série 3
O BMW Série 3 é um automóvel de luxo fabricado no Brasil e que, com certa frequência, ganha ainda mais aprimoramentos para fazer frente a adversários como Audi A4 e Mercedes-Benz Classe A. Alguns deles são câmera e assistente de ré e sistema de navegação baseado em nuvem como itens de série. Já assistente de direção e orientação de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop Go e Park Assist Plus estão disponíveis como opcionais. Com a tecnologia iDrive 8.5, a BMW diminuiu o número de controles e botões, se concentrando nos comandos de voz e na função de toque por meio da tela inicial.