No final do ano passado, a nova Mitsubishi L200 Triton, que está a caminho do Brasil, foi avaliada em testes de segurança, realizados pela ASEAN NCAP, e agora também pela ANCAP, desta vez da Austrália. Novamente, a picape mostrou bom resultado, e conseguiu 5 estrelas, a pontuação máxima.
O modelo tornou-se o primeiro com cabine dupla a receber essa pontuação, já obedecendo aos parâmetros de teste estabelecidos para 2023–2025. Segundo os dados apresentados, a picape mostrou alto nível de proteção para o motorista, passageiro adulto na dianteira e ocupantes infantis.
Mitsubishi L200 se sai bem, mas pode melhorar
Além disso, conseguiu pontuação máxima em quesitos como passageiro do banco dianteiro, motorista nos impactos frontal e lateral oblíquo e também nos manequins infantis, no impacto lateral e frontal. Entretanto, a picape poderia proteger melhor as regiões do peito e da parte superior das pernas dos passageiros traseiros, por exemplo. Para essas regiões, a seguridade foi considerada fraca, com risco para lesão abdominal.
Contudo, outro ponto negativo da picape foi a assistência de segurança. Mesmo com um sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB), o recurso não se mostrou muito eficiente contra colisões frontais, por exemplo. Segundo o relatório, “A L200 Triton atendeu aos requisitos do protocolo ANCAP em alerta de fadiga e distração, mas implementação deste sistema poderia ser melhorada”.
Picape média virá ao Brasil em breve
Seja como for, em algum momento no futuro, a L200 Triton virá ao Brasil, inclusive com produção nacional. Renovada, a picape cresceu em suas dimensões, com 5,36 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e entre-eixos de 3,13 metros. Isso se traduz em mais 13 cm de entre-eixos em relação à antiga, bem como mais 8 cm de comprimento, 9 cm de largura e 2 cm de altura.
Para mover a picape média, o conjunto oferecido é o motor Turbodiesel de 2.4 litros, com três configurações: 149 cv e 33,6 mkgf; 183 cv e 43,8 mkgf; ou 204 cv e 47,9 mkgf. Além disso, junto de um câmbio automático de seis velocidades, e tração integral Super Select 4WD.
O Jornal do Carro também está no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.