• Home
  • PRINCIPAL
  • Mercedes-Benz Classe G elétrico tem quatro motores e 488 cv

Mercedes-Benz Classe G elétrico tem quatro motores e 488 cv

O mais icônico dos SUVs da Mercedes-Benz agora é totalmente elétrico: trata-se do longevo Classe G, que agora tem uma versão puramente eletrificada. Apresentado no Salão de Pequim, o novo G580 EQ (e não EQG como esperavam) já pode ser encomendado, e como é comum na linha G, tem números de potência e desempenho muito além do que a aparência sugere.

Entretanto, visualmente, não há como escapar dos detalhes quadrados que fizeram a fama do Classe G. Para a versão elétrica, a Mercedes preferiu não alterar muito a estrutura do modelo, e fez apenas mudanças pontuais no capô e na grade dianteira. Bem como transformou o estepe traseiro em um suporte para o cabo de carregamento.



Mercedes-Benz/Divulgação

Ainda externamente, há novas opções de cores e rodas, e só. Por dentro, o G580 EQ recebe a nova geração do sistema de entretenimento MBUX, assim como iluminação e variadas configurações. Para tornar a experiência do G elétrico mais exclusivas, há, dependendo da versão, itens como câmera de capô transparente, som Burmester 3D, entrada sem chave e até porta-copos refrigerado.

Mercedes Classe G elétrico tem quatro motores

Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz/Divulgação

Para mover o grandalhão, quatro motores elétricos de 147 cv entregam 588 cv totais, e um impressionante torque de 118,6 mkgf. Além disso, um 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, por exemplo. Entretanto, a marca afirma que o principal destaque do G é o fora de estrada, superando até o modelo tradicional, a gasolina. Isso se deve ao fato de cada motor ter sua própria transmissão de duas velocidades.

O artifício permite ao G580 EQ controles individuais para situações de máxima necessidade, sem os bloqueios de diferencial comuns ao modelo a combustão. Além disso, componentes do trem de força e a bateria são completamente selados, permitindo ao SUV que transponha trechos alagados de até 850 mm de profundidade, próximo de 150 mm a mais que o Classe G comum.

Mercedes-Benz/Divulgação
Adeus estepe!: espaço vira suporte para o cabo de carregamento (Mercedes-Benz/Divulgação)

A suspensão do G elétrico conta com dianteira independente e eixo traseiro sólido, além de proteção de carbono e demais materiais resistentes. Isso protege a grande bateria do SUV, de 116 kWh. A unidade carrega até 200 kW e tem alcance elétrico de 470 km no padrão WLTP.  Considerando que estamos falando de um SUV de mais de 3 toneladas (cerca de 600 kg a mais que um G comum), e pouco aerodinâmico, são bons números.

Por fim, o novo G elétrico custa 142.622 euros, o que se traduz em R$ 785 mil em conversão direta, na versão básica. Demais versões como o Edition One, ganham acabamento AMG Line, como estribos, acabamento em aço inoxidável, volante esportivo e rodas AMG de 20 polegadas, sobem para 192.524 euros, mais de R$ 1 milhão em conversão direta, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Novo VW Tiguan Allspace tem trunfos, mas SUV ficou defasado



VEJA MAIS

Dutra terá pedágio free flow em pista expressa em Arujá

Motoristas que utilizam a Rodovia Presidente Dutra no trecho entre Arujá e São Paulo estão…

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…