A pauta do evento da Volkswagen, promovido na semana passada, era divulgar o investimento de R$ 13 bilhões que a marca fará em suas três fábricas localizadas no estado de São Paulo. Entretanto, outro detalhe acabou chamando bastante a atenção. A possível vinda de mais uma marca chinesa ao mercado nacional, que seria ligada à própria VW.
De acordo com reportagem da Auto Indústria, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, deixou claro que o governo paulista segue em negociação com uma montadora chinesa ligada à Volkswagen. Entretanto, o secretário preferiu não revelar o nome da fabricante por questões de sigilo. A ideia é que uma fábrica seja erguida em São Paulo.
Dessa fala, portanto, surgiu a dúvida. Afinal, qual seria a parceira da VW que estaria de olho no mercado brasileiro? A princípio, há alguns palpites, como a XPeng, com quem a VW anunciou parceria recentemente para o desenvolvimento de plataforma conjunta. A ideia é lançar um SUV em 2026. Em números, o Grupo Volkswagen tem 4,99% da chinesa, adquiridos por US$ 700 milhões.
Ademais, a Volkswagen tem sociedade com as fabricantes FAW, SAIC Motor e, ademais, detém 50% da JAC. Vale lembrar que, recentemente, a SAIC havia demonstrado interesse em se instalar em Minas Gerais. No entanto, rumores apontaram para o Rio Grande do Sul. Depois, não se falou mais sobre o assunto. Resta aguardar para saber quem será a rival de GWM, BYD, Neta, Zeekr e companhia no mercado brasileiro.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!