Depois de ter algumas imagens vazadas na última semana, a Kia revelou o EV3, o mais novo membro da família de SUVs elétricos destinada ao mercado global. Assim como outros “irmãos”, o EV5, o EV6 e o EV9, o caçula, a princípio, está confirmado para o mercado brasileiro. Contudo, nem o EV6, primeiro elétrico da marca a ser anunciado para o País (que inclusive chegou a dar as caras por aqui em testes), nunca chegou de fato às lojas.
O novo SUV compacto promete um alcance de mais de 600 km no ciclo WLTP nas versões de autonomia estendida e será repleto de tecnologias. Além disso, tem estilo moderno com traços semelhantes aos do EV5, com finas luzes diurnas de LEDs interligadas e linhas bastante angulosas.
Nas medidas, o EV3 tem 4,30 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,56 de altura e entre-eixos de 2,68 m. É um tamanho bem próximo ao do Volvo EX30, que acaba de desembarcar no Brasil e deverá ser um de seus principais concorrentes. Outro que deverá entrar nessa briga será o novo Peugeot e-2008, previsto para estrear por aqui ainda neste ano.
Por dentro do novo EV3
Seguindo as últimas tendências, o modelo traz uma cabine minimalista, cheia de itens tecnológicos e materiais sustentáveis. Há duas telas de 12,3 polegadas, uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia. Outra tela menor posicionada entre as duas primeiras, de 5” e sensível ao toque, recebe os controles da climatização. As três são combinadas em uma única peça. Assim, poucos botões físicos ficam no painel, concentrando os comandos nos próprios displays.
Já no console central há alguns porta-objetos práticos e uma espécie de mesinha deslizante para servir de apoio quando necessário. Falando em armazenamento, o porta-malas tem capacidade para 460 litros, além de um compartimento na dianteira que acomoda 25 l. Os revestimentos internos trazem tecidos reaproveitados e plástico reciclado.
Motorização e desempenho
O EV3 traz apenas um motor elétrico dianteiro que entrega 204 cv de potência e 28,8 mkgf de torque. De acordo com a Kia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,5 segundos e a velocidade máxima chega a 170 km/h. No futuro, a montadora coreana promete lançar uma versão esportiva GT, com melhorias no chassi e mais potência.
O modelo usa a plataforma E-GMP, com arquitetura de 400 volts. Há duas opções de bateria, com 58,3 kWh na configuração de entrada ou 81,4 kWh na de autonomia estendida. Essa última, entretanto, tem alcance de 600 km, bem superior ao de rivais diretos – lembrando que no Brasil, esse número deverá ser 30% menor por conta das medições mais rigorosas do Inmetro. Em carregadores rápidos, a recarga da bateria entre 10% e 80% ocorre em apenas 31 minutos, conforme a montadora.
Estimativas apontam que o SUV custará entre US$ 30 mil e US$ 35 mil (de R$ 155 mil a R$ 180 mil na conversão direta). Depois do EV3, a marca pretende ainda lançar o sedã EV4 e o crossover compacto EV2. Em julho, o novato estreia na Coreia do Sul, terra natal da Kia, seguido pelos mercados europeus ao longo do segundo semestre. Nos EUA, contudo, o lançamento deve ficar apenas para 2025 e 2026. Por fim, no Brasil, a data ainda é um mistério.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.