A Jeep vai revelar em breve a nova geração do Compass. Tal como antecipamos no Jornal do Carro em agosto, o SUV estreia em novembro e chegará às ruas da Europa já em 2025. Seguindo o rito clássico, a marca de utilitários da Stellantis começa a divulgar o modelo com um sketch (“esboço”) que mostra a silhueta. O desenho traz elementos tradicionais, como as caixas de rodas em formato de trapézio, mas também revela novidades de estilo.
No curto comunicado, a Jeep dá pílulas sobre o projeto. A marca confirma que o novo Compass terá tração nas quatro rodas, lógico. Bem como que o modelo renascerá sobre a plataforma STLA Medium, nova base da Stellantis que permite ampla eletrificação. Assim, o novo Jeep Compass virá em versões a combustão, híbrida e 100% elétrica.
Novo Jeep Compass será feito no Brasil
Conforme o anúncio, a Jeep vai começar a produzir o novo Compass em Melfi, na Itália, em 2025. Já nos Estados Unidos e em outros mercados globais, como o Brasil, o SUV chegará em 2026. Embora a marca ainda não tenha confirmado, é certo que a nova geração será feita no País, na fábrica de Goiana, em Pernambuco. Afinal, o Compass atual é um dos SUVs mais vendidos do mercado brasileiro. Aliás, por aqui, o novo Compass será híbrido flex.
Com a plataforma STLA Medium, espera-se que a nova geração do Jeep Compass cresça de tamanho, mas ainda não se sabe o quanto. O que se sabe é que a arquitetura permite comprimentos de 4,30 metros e 4,90 metros, bem como distâncias entre-eixos de 2,70 m até 2,90 m. Além disso, o interior do SUV mudará totalmente e ganhará tecnologias. Entre elas, por exemplo, uma tela de 16 polegadas como a do Vauxhall Grandland, feito na mesma base.
Em relação aos motores, a plataforma STLA vai oferecer uma arquitetura elétrica de 400 volts. Assim, poderá ter dois motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv. São pistas sobre a versão elétrica do SUV, que terá vendas globais e deverá chegar ao Brasil.