O mercado japonês começa a olhar com mais atenção aos modelos chineses que chegam ao país. Entretanto, não é o interesse do público que os cativa, mas sim uma dúvida pertinente: como a China pode fazer carros tão baratos? A solução para tal pergunta tem movido montadoras japonesas a desmontar modelos vindos do mercado concorrente, por exemplo.
Segundo o jornal japonês Nikkei, alguns modelos chineses, como o BYD Yuan Plus e o NIO ET5, e até o Tesla Model Y feito em Xangai, foram desmontados para investigação, por exemplo. Nem mesmo a sul-coreana Hyundai escapou, e teve um Ioniq 6 desmontado por lá. No último dia 7 de outubro, o Departamento Central de Economia, Comércio e Indústria do Japão, promoveu um seminário sobre tendências da tecnologia de veículos totalmente elétricos.
Carros chineses chamam a atenção pelo baixo custo de produção
Ainda segundo o periódico, cerca de 70 empresas de autopeças da região central do Japão visitaram as instalações de desmontagem. Assim, os grupos aprenderam sobre características da estrutura da carroceria e do design das peças utilizados pelos elétricos chineses. O resultado é de que não é a mão de obra barata a responsável pelo baixo preço.
Contudo, o que torna isso possível é a generalização e a autoprodução de peças. Assim, os japoneses desmontaram 16 modelos de carros chineses em 90.000 peças distribuídas no pátio de um ginásio escolar abandonado na cidade de Mizulang, província de Gifu. Dentre os destaques, um BYD Yuan Plus, considerado barato para os japoneses, cujo destaque era a integração de oito componentes num único módulo, por exemplo.
Com menor peso e custo de produção, bem como o compartilhamento de grande número de peças com outros modelos da marca, fazem do BYD um modelo barato de produzir. Seja como for, a necessidade de alta produção para suprir demanda interna e externa faz do mercado chinês algo digno de nota, algo que os japoneses parecem inclinados a entender.
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