• Home
  • PRINCIPAL
  • IPVA 2024 tem inadimplência de 42% dos carros; veja como pagar

IPVA 2024 tem inadimplência de 42% dos carros; veja como pagar

O ano de 2024 se encaminha para seus últimos meses, mas o IPVA (Imposto sobre Veículo Automotor), cobrado no início de cada ano, ainda é motivo de preocupação para 42,2% de brasileiros. É o que mostra um levantamento da plataforma Zapay, vinculada ao Serasa. Entre os que já quitaram o débito, mais da metade optou pela opção de parcelamento (53,2%).

Importante ressaltar que quem deixa de pagar o tributo enfrenta uma série de consequências. Além do pagamento de multa, a inadimplência causa restrições de acesso ao crédito. O motorista pode, até mesmo, ter o veículo apreendido se não pagar o imposto. Isso acarreta em aplicação diária de multa durante o período em que o carro fica no pátio do Detran. Neste caso, o prejuízo pode ser muito maior que o valor do imposto.

Robson Fernandjes/Estadão

Além de manter as despesas em dia, e evitar acúmulo de dívidas, o pagamento do IPVA ajuda a melhorar aspectos do Estado e do município onde o carro está registrado. Isso porque, enquanto metade do valor do tributo vai para administração municipal, a outra metade fica para governo do estado. Assim, os valores se revertem em melhorias em áreas como saúde, educação e segurança.

O que acontece se não pagar o IPVA 2024?

Conforme determina a legislação, quem não quitar o IPVA recebe uma notificação de não pagamento. O aviso é entregue após o fim do prazo para o parcelamento. Quando o contribuinte não paga o tributo, fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias de atraso, o percentual da multa fixa-se em 20% sobre o valor do imposto.

Isso acarreta em ter o débito inscrito na Dívida Ativa do Estado. O devedor também passa a figurar na lista do Cadin Estadual. Ou seja, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Dessa forma, fica impedido de aproveitar créditos da Nota Fiscal Paulista, por exemplo. Ainda, a Procuradoria Geral do Estado pode cobrar o devedor mediante protesto.

A falta de pagamento do IPVA pode resultar, também, no bloqueio do licenciamento do veículo, classificado como infração gravíssima. Dessa maneira, fica sujeito a uma multa de R$ 293,47, sem contar os 7 pontos registrados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A pena mais severa, entretanto, fica por conta da apreensão do veículo, com aplicação diária de multa.

Como pagar o IPVA 2024

Em São Paulo, pode-se quitar o tributo via Pix por meio do sistema online do Detran-SP. Para isso, é necessário acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP) e gerar um QR Code. Confira aqui o passo a passo de como realizar a operação. Além do pagamento de IPVA, o sistema permite quitar outros 11 débitos.

Além do sistema online, dá para pagar a guia do IPVA em qualquer agência bancária credenciada, em Casas Lotéricas e também com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.

O Detran-SP também disponibiliza um canal para esclarecer informações com relação ao pagamento do tributo. As dúvidas mais frequentes dos motoristas com relação a este débito têm resposta no site do órgão.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Novo Golf GTI no Brasil? Hatch esportivo ensaia retorno no Rock in Rio



VEJA MAIS

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…

Título no GP de Las Vegas? Verstappen evita falar: ‘Ainda há muito o que correr’

Reutersi Reuters https://motorshow.com.br/autor/reuters/ 22/11/2024 – 9:50 O holandês Max Verstappen tem grandes chances de celebrar…