• Home
  • PRINCIPAL
  • Hyundai HB20 de corrida é o oposto completo da versão de rua

Hyundai HB20 de corrida é o oposto completo da versão de rua

Quem já dirigiu ou passeou de Hyundai HB20 percebeu suas qualidades: conforto, facilidade de direção e ótimo isolamento acústico na cabine. No entanto, alguns preferem o oposto. Para esses clientes, a divisão brasileira da marca oferece um modelo de competição que disputa a Copa Hyundai HB20.

Leia Mais

Atualmente, a Copa Hyundai HB20 é a maior categoria monomarca do automobilismo brasileiro. Criada em 2019, a disputa ocorre nos principais autódromos do País, reunindo até 40 carros no grid. É uma competição que segue o conceito “seat and drive” (sentar e acelerar), onde o piloto recebe o carro pronto para disputar as corridas, além de todo o suporte necessário em cada etapa.

Hyundai/Divulgação

De acordo com a Hyundai, a inscrição para participar de uma temporada da competição custa R$ 240 mil. Esse valor inclui suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas. Além disso, cada competidor recebe um jogo de pneus por corrida, combustível e o direito de usar um HB20 configurado para competir nas provas. Porém, para guiar esse carro é necessário ter muita habilidade ao volante e carteira de piloto de competição homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Hyundai HB20 ‘endiabrado’

O HB20 de corrida se baseia no modelo com visual mais recente do compacto, mas usa o motor quatro cilindros 1.6 aspirado da versão anterior configurado para funcionar somente com etanol. A H-Racing, em São Paulo (SP), prepara os carros, recebendo-os “pelados” diretamente da fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). Para manter a competição equilibrada, todos os modelos na disputa são idênticos.

A H-Racing realiza várias modificações mecânicas no HB20 para alcançar a “potência máxima de roda”, segundo a Hyundai. Assim, a potência do motor 1.6 do modelo de competição é 20% superior à dos carros de rua, chegando a cerca de 160 cv.

Hyundai, HB20, Copa Hyundai HB20
Hyundai/Divulgação

O remapeamento da parte eletrônica do motor e a introdução do escapamento esportivo aumentam a potência. A transmissão é automática, com trocas sequenciais por paddle shifts no volante. Além disso, o HB20 passa por um regime severo, perdendo cerca de 300 kg comparado ao modelo convencional, e recebe reforço estrutural no habitáculo. O veículo também possui suspensão de competição e rodas 15×6. Com essas modificações, o carro pode alcançar até 200 km/h.

Domando a fera (ou tentando)

O Jornal do Carro teve a oportunidade de guiar o HB20 de corrida no autódromo da Capoava, em Indaiatuba (SP). A experiência foi uma mistura de fortes emoções e um show de barbeiragens, com direito a escapadas de pista. É um carro puro, indicado somente para pilotos que entendem do assunto.

Dirigir um carro de corrida é completamente diferente de conduzir um carro de rua. Em um dia quente, a cabine vira um forno. O ruído altíssimo do motor invade o interior, e o banco em formato concha é super desconfortável. Até para entrar e sair do veículo é complicado, ainda mais de capacete.

Hyundai, Copa Hyundai HB20
Hyundai/Divulgação

Sem controles eletrônicos de assistência de condução e sendo muito leve, o HB20 de competição vira uma máquina descontrolada nas mãos de um motorista normal. Porém, um piloto em busca de performance considera esses “defeitos” qualidades das mais cobiçadas.

Copa Hyundai HB20

A temporada 2024 da Copa Hyundai HB20 terá oito etapas, sempre aos finais de semana, com rodadas duplas. Cada etapa inclui duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, contando pontos separados para a classificação geral. Esse formato visa reduzir custos e aumentar a competitividade.

Neste fim de semana, a quinta etapa da Copa Hyundai HB20 ocorre no autódromo de Cascavel (PR). No sábado (3), a largada é às 16h20, e no domingo (4), a corrida começa às 15h15. As corridas serão transmitidas ao vivo no YouTube pelo canal oficial da Hyundai Motor Brasil.

Jornal do Carro também está no Instagram!

VW ID.Buzz: van elétrica é ‘carro dos Jetson’ perto da saudosa Kombi



VEJA MAIS

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…

Título no GP de Las Vegas? Verstappen evita falar: ‘Ainda há muito o que correr’

Reutersi Reuters https://motorshow.com.br/autor/reuters/ 22/11/2024 – 9:50 O holandês Max Verstappen tem grandes chances de celebrar…

Toyota Hilux e SW4 têm novidades na linha 2025

A Toyota anunciou as linhas 2025 de seus modelos Hilux e SW4, que trazem atualizações…