Mesmo tendo ganhado uma sobrevida com o lançamento da linha 2025, o Hyundai Creta Action começa a dar indícios que deve mesmo ser descontinuado. De acordo com o site Mundo do Automóvel para PCD, o SUV mais em conta da marca coreana teve as vendas suspensas na modalidade de venda direta para pessoas com deficiência (PCD).
Mantendo o visual antigo do modelo que foi totalmente reformulado em 2021, o Creta Action era oferecido com isenções de IPI e ICMS desde a última alteração que elevou o teto de compra para R$ 120 mil no segmento. Mas com a estreia iminente do Creta atualizado, previsto para chegar às lojas até o fim deste ano. Dessa forma, a Hyundai dificilmente manterá no catálogo três carros com o visual diferente e o mesmo nome. Por ora, o SUV segue no configurador no site da montadora por R$ 199.990.
Como é o Creta Action
Começando pelo motor, o Creta Action traz sob o capô o 1.6 16V aspirado que entrega 123 cv e 16 mkgf de torque com gasolina e 130 cv e 16,5 mkgf com etanol. É o único modelo da Hyundai que ainda utiliza esse propulsor. O câmbio é sempre automático de seis marchas. De acordo com o Inmetro, o consumo fica em 7,1 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, roda 9,7 km/l e 12,1 km/l, respectivamente.
Apesar de sua proposta mais simples, o SUV produzido em Piracicaba (SP) tem uma razoável lista de equipamentos. Além de detalhes externos como retrovisores com repetidores de seta, maçanetas na cor da carroceria, barras no teto, farois de neblina e rodas de liga leve de 16”. São itens ausentes em muitos modelos de entrada. Faltam, entretanto, central multimídia, painel de instrumentos digital (há apenas uma telinha de 3,5” no centro dos mostradores analógicos) ou mais itens de segurança, por exemplo.
A lista de série traz dois airbags, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, bancos de tecido, ar-condicionado de uma zona, monitoramento de pressão dos pneus, direção elétrica, sensor crepuscular, piloto automático, retrovisores com ajustes elétricos e sistema start stop. Por fim, há um rádio simples, que traz Bluetooth e entradas USB e auxiliares.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!