Ao que tudo indica, o Honda ZR-V não caiu no gosto popular. Com expectativa de vender cerca de 1.000 unidades por mês, conforme anunciado durante o lançamento, em outubro do ano passado, o SUV emplacou menos de 2.000 carros entre janeiro e abril de 2024. Além disso, a Honda quer desovar os estoques para a chegada da linha 2025.
Por esses motivos, a montadora resolveu oferecer bônus e vantagens para estimular a compra do modelo, que tem apenas uma versão tabelada a R$ 214.500. Além de valorização do usado na troca e IPVA grátis, o ZR-V pode ser encontrado em algumas concessionárias com descontos que chegam a R$ 20 mil. Assim, o rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross chega a custar R$ 194.500. Isso é menos que o cobrado pela versão de topo do “irmão menor” HR-V, a Touring, que sai por R$ 199.800, por exemplo.
Vale lembrar que os concorrentes têm uma gama ampla de versões (inclusive híbridas, no caso do Corolla Cross, ou com motor turbo, como no Compass) que são mais potentes e com preço inferior ao do japonês. Sem contar que atualmente existem opções com ótimo custo-benefício no mercado, como o Caoa Chery Tiggo 7 Sport, que disparou nas vendas por conta de seu preço extremamente competitivo de R$ 134.990.
Como é o Honda ZR-V
Sob o capô, o ZR-V traz o motor 2.0 aspirado a gasolina que rende 161 cv e 19,1 mkgf de torque. Mas, diferentemente do Civic, com quem divide a plataforma, o modelo não tem conjunto híbrido. Como em todo Honda, o câmbio é CVT. O conjunto mecânico, aliás, é mais um motivo para que o ZR-V entre em desvantagem no segmento de SUVs médios. O Compass, por exemplo, tem motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 mkgf. Já o Corolla Cross na versão flex vem com um 2.0 que gera até 177 cv e 21,4 mkgf. De acordo dados do Inmetro, o ZR-V tem consumo médio urbano de 10,2 km/l e rodoviário de 12,1 km/l.
Na lista de itens de série, entretanto, a Honda supera de longe os rivais diretos. Disponível na versão Touring e sem opcionais, o ZR-V traz muito equipamentos. Há quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 9″, ar-condicionado de duas zonas e quadro de instrumentos com tela de 7″ (o velocímetro é analógico). Além disso, tem rodas de 17″, partida por botão, sensor de chuva, bancos de couro, chave presencial, teto solar, retrovisor interno fotocrômico e câmera de ponto cego no lado direito.
Mas o destaque vai para o pacote de segurança Honda Sensing, que inclui assistentes semiautônomos, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, de permanência em faixa com ajuste de direção e farol alto automático. Alguns destes equipamentos não estão disponíveis nos concorrentes nem como opcionais. Há ainda oito airbags, monitores de pressão dos pneus e de atenção do motorista, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros e câmera de ré.
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