A Honda do Brasil se prepara para eletrificar e ampliar sua gama de carros no Brasil. Nesta sexta-feira (19), executivos da montadora japonesa se encontraram com o presidente Lula em Brasília (DF) para anunciar o investimento de R$ 4,2 bilhões no País até 2030. A quantia será diluída entre o lançamento de novos produtos, o aumento da produção local, bem como no desenvolvimento de novas tecnologias, dentre elas o sistema híbrido flex da marca.
Tal como o Jornal do Carro publicou ainda no fim de março, a Honda terá um novo SUV de entrada feito no País. O novo WR-V é a próxima grande novidade, com lançamento já em 2025, no segundo semestre. Recém-lançado no Japão, o modelo utiliza a mesma base da linha City, com a qual irá compartilhar mecânica e conteúdos.
Na gama brasileira, o novo Honda WR-V será posicionado logo abaixo do HR-V na tabela de preços, em uma faixa que começa a ficar super povoada, com Fiat Pulse, Chevrolet Tracker, VW Nivus e os novatos Citroën Aircross e Renault Kardian, entre outros.
Quando chega o novo Honda WR-V?
O novo SUV de entrada da Honda deverá estrear dentro de cerca de um ano, no início do 2º semestre de 2025. A produção nacional será na fábrica de Itirapina, no interior paulista. Entretanto, diferente do modelo anterior, que mais parecia uma versão aventureira do Fit, o novo WR-V será diferente da linha City. E terá carroceria bem mais robusta.
O SUV de entrada tem 4,32 m de comprimento, 1,79 de largura, 1,65 de altura e 2,61 m de entre-eixos – esta última medida exatamente igual à do HR-V. Entretanto, o WR-V virá posicionado mais abaixo na tabela de preços, a partir de cerca de R$ 125 mil. Mas os dois modelos terão coisas em comum, tal como ocorre com Nivus e T-Cross.
Por exemplo, o novo WR-V terá a mesma mecânica dos demais, com motor 1.5 flex aspirado de injeção direta e comando variável, capaz de render 126 cv de potência e até 15,8 mkgf de torque (com etanol). E o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Em todos os carros, a tração é sempre dianteira. Além disso, provavelmente virá com versão híbrida flex por causa dos novos limites de emissões do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Híbrido flex e produção a todo vapor
As fábricas da Honda no interior de São Paulo trabalharão em dois turnos para acelerar a produção de veículos da montadora japonesa. Os modelos HR-V, City e City Hatchback são feitos em Itirapina, enquanto os motores e as peças têm fabricação em Sumaré.
Além disso, a Honda espera reduzir seu índice de ociosidade em 20%. Atualmente, a produção da montadora está em cerca de 50% da capacidade total de 120 mil unidades/ano. A japonesa deve aproveitar, também, as boas vendas do HR-V em 2024. Somente nos primeiros três meses deste ano, o SUV compacto já emplacou 9.706 unidades. Assim, a possível produção do WR-V no País indica um importante passo para a marca.
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