A Honda revelou a versão renovada do Civic hatch no mercado japonês, e com ela também uma nova versão: a RS, esportiva. A versão é a única por lá a oferecer algo cada vez mais raro: uma transmissão manual de seis velocidades. Além disso, o Civic RS oferece o “rev-matching”, que equaliza a rotação automaticamente, permitindo reduções de marchas precisas, sem a necessidade de pisar no acelerador.
Além disso, o RS também oferece um conjunto de suspensão mais esportivo. O modelo ao conceito apresentado no Salão de Tóquio desse ano, e ganha um para-choque redesenhado presente em toda linha, mas com detalhes escurecidos, além do emblema RS. Além disso, recebe também rodas pretas de 18 polegadas e escape duplo na traseira, funcional. Vale lembrar que, diferente do Si americano, o modelo RS é apenas hatchback.
Caso o visual discreto não seja o suficiente, acessórios do catálogo Honda Access permitem a adição de um aerofólio traseiro, que lembra a versão mais esportiva Type R, ou um spoiler do tipo rabo-de-pato, menor. Além disso, há também extensões aerodinâmicas do para-choque e uma guarnição esportiva para a grade e entrada inferior do para-choque dianteiro.
Honda Civic RS japonês é o único com câmbio manual na linha
Por dentro, o modelo da Honda ganhou inserções vermelhas no painel e nos painéis das portas, contrastando com o estofamento escuro. O modelo ainda usa o motor 1.5 Turbo original, de 182 cv e com sistema VTEC. Vale lembrar que o RS é, atualmente, o único Civic disponível com transmissão manual, uma vez que os demais modelos recebem somente a transmissão CVT.
Assim, outros Civics 2025 disponíveis no mercado japonês oferecem os acabamentos LX e EX, com o motor 1.5 Turbo a gasolina, ou o conjunto híbrido autorrecarregável “Sports e:HEV”. Por fim, previsto para lançar em setembro deste ano, o Civic 1.5 VTEC custará no Japão 3.448.500 de ienes, aproximadamente 133 mil reais, em conversão direta. A versão e:HEV, 3.998.500 de ienes (aprox. R$ 154 mil), enquanto a esportiva RS custará 4.198.700 de ienes, (aprox. R$ 164 mil).
O Jornal do Carro também está no Instagram!