A japonesa Honda está desenvolvendo uma nova plataforma, chamada PF2, que será destinada aos modelos compactos da próxima geração. Assim, podemos esperar por uma estrutura “multi-energia”, capaz de sustentar veículos a combustão, híbridos e totalmente elétricos, segundo o site Autocar Índia. A nova plataforma chegará a modelos como Fit, HR-V, WR-V, BR-V, City e outros.
Falando em City, o atual sedã compacto premium da Honda deverá ter uma nova geração em 2028. Segundo publicações do mercado asiático, o projeto está em desenvolvimento, e usará a nova plataforma da marca. Além do sedã, outros modelos destinados a mercados emergentes, como SUVs (um deles de 7 lugares previsto para 2027) também usarão a nova base.
A nova plataforma usará uma estratégia parecida com a da Stellantis, utilizando-se da flexibilização da base, permitindo propulsões diferentes, por exemplo. Além disso, segue uma visão cautelosa da marca em relação à transição para modelos totalmente elétricos. Uma fonte disse à Autocar Índia que: “Assim como a Toyota, a Honda está se inclinando para uma estratégia de múltiplos motores”.
A queda na demanda por elétricos mundialmente levou montadoras como Volvo e Chevrolet a repensar seus passos em relação à eletrificação total de suas linhas. Assim, motores a combustão ganham uma sobrevida, e híbridos ainda mais espaço. Contudo, modelos como o Honda City serão renovados dentro dessa realidade, desta vez com design menos tradicional e mais agressivo, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!