A Honda vai iniciar em abril o segundo turno nas duas fábricas da montadora no País, ambas no interior paulista. Esse incremento na produção abriu 450 novos postos de trabalho e vai aumentar o volume dos três modelos nacionais da marca japonesa, com destaque para o SUV HR-V, seu campeão de vendas, que começou 2024 em alta nas lojas.
Paralelamente, a linha City, nas versões hatch e sedã, também ganhará volume ao longo dos próximos meses. Além disso, o aumento na produção pavimenta a chegada de um 4º modelo a ser feito no País. Conforme o Jornal do Carro antecipou, a marca deve anunciar em breve a produção local da nova geração do WR-V.
O modelo, inclusive, acaba de estrear em mercados asiáticos, como Índia e Japão. O novo SUV compacto usa a mesma plataforma de City e HR-V e já teve os desenhos industriais registrados no Brasil, no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Honda quer ampliar fabricação de veículos no Brasil
As fábricas da Honda em Itirapina e Sumaré, no interior de São Paulo, trabalharão em dois turnos para acelerar a fabricação de veículos da japonesa. Os modelos HR-V, City e City Hatchback são fabricados em Itirapina, enquanto os motores e as peças são feitos em Sumaré.
Além disso, a Honda espera reduzir seu índice de ociosidade em 20% – atualmente, a produção da montadora está em cerca de 50% da capacidade total de 120 mil unidades/ano. A japonesa deve aproveitar, também, as boas vendas do HR-V em 2024. Somente nos primeiros três meses deste ano, o SUV compacto já emplacou mais de 6 mil unidades. Assim, a possível produção do WR-V no País indica um importante passo para a marca.
WR-V ganhará produção nacional
O novo Honda WR-V provavelmente virá já com versão híbrida flex em razão dos novos limites de emissões do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Assim, cotado para ganhar produção no interior paulista a partir do ano que vem, o SUV chegará com o mesmo visual do modelo indiano.
O utilitário traz na mecânica o mesmo motor 1.5 flex aspirado de 4 cilindros e 16 válvulas de City, City Hatch e HR-V. O conjunto gera 122 cv de potência e 14,8 mkgf de torque. A plataforma também será a mesma dos irmãos. O novo WR-V tem 4,32 m de comprimento, 1,79 de largura e 1,65 de altura. Além disso, são 2,61 m de entre-eixos, ou seja, exatamente a mesma medida do HR-V atual. Entretanto, virá posicionado mais abaixo na tabela de preços.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!
O Jornal do Carro está no Youtube
Peugeot New 208 Active 1.6 AT
Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato.
Newsletter Jornal do Carro
Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.