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Homens se sentem menos masculinos com elétricos, diz pesquisa

Um estudo publicado na Psychology of Men and Masculinities destacou o que pode estar dificultando a adoção de veículos elétricos pelo público masculino. De acordo com a pesquisa, a visão tradicional de masculinidade impede alguns homens de adquirir modelos eletrificados. Aqueles que seguem normas sociais e culturais mais tradicionais, tendem a desconsiderar os EVs e são menos propensos a comprá-los, diz o estudo.

Foto: JF Diorio/Estadão

A pesquisa tem como líder o pesquisador Mike C. Parent, da Universidade de Austin, Estados Unidos. Cerca de 400 homens, com idades entre 18 e 85 anos participaram do estudo. Ao fim, 40% deles afirmaram que evitam os elétricos porque sentem que os modelos afetam sua masculinidade.

Contingência de masculinidade e os elétricos

A pesquisa destaca o conceito de “contingência de masculinidade”. Trata-se de uma ideia de que o senso de masculinidade depende de certos padrões sociais. Por exemplo, homens que valorizam comportamentos como força e agressividade, associados à masculinidade tradicional, veem os elétricos como veículos “fracos” ou não masculinos o suficiente. Isso porque os carros, historicamente, têm sido uma extensão da identidade masculina. Isto é, representam símbolos como status e poder.

Além disso, o estudo aponta que veículos elétricos são associados a qualidades tidas como “femininas”. Sustentabilidade, cooperação e empatia são exemplos. Tais atributos, estariam afastando alguns homens dos elétricos. “As decisões de compra de bens de consumo são tomadas, até certo ponto, levando em consideração como essas compras refletem identidades pessoais”, disse Mike C. Parent no artigo.

Propaganda como solução para os elétricos

O preconceito pode ser um obstáculo para o crescimento do mercado de EVs entre o público masculino, apesar dos benefícios ambientais e econômicos desses veículos. Para superar essas questões o estudo sugere que campanhas publicitárias foquem em aspectos mais “masculinos” dos EVs, como potência e desempenho. Isto deve atrair homens que seguem visões tradicionais de masculinidade.

A campanha desenvolvida para o Tesla Cybertruck é um exemplo de como atributos masculinizados podem associar-se aos elétricos. A principal estratégia da picape para atrair o público masculino é destacar que o veículo é robusto, forte e até indestrutível.

O estudo traz importantes reflexões sobre como noções de identidade influenciam comportamentos de compra. No caso dos elétricos, percebe-se uma barreira devido às mudanças de padrão em um mercado automobilístico marcado por visões tradicionais de masculinidade, o que deve ser reedescutido.

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