• Home
  • Mercado
  • Híbridos plug-in lideram vendas de carros eletrificados no Brasil

Híbridos plug-in lideram vendas de carros eletrificados no Brasil

Carros eletrificados têm ganhado espaço entre os consumidores brasileiros. Apesar de uma leve retração em relação a julho, que teve 15.312 emplacamentos, o mês de agosto registrou 14.667 vendas de veículos dessa categoria, entre elétricos e híbridos de todos os tipos. Em relação ao mesmo mês de 2023 (9.351), contudo, o crescimento foi de 57%.

O destaque fica para o segmento de híbridos plug-in, ou seja, os que são abastecidos por uma tomada externa. Foram 5.781 unidades emplacadas, o que garantiu a liderança do segmento pelo 12o mês consecutivo. Em seguida ficaram os elétricos (5.115), os híbridos flex (1.604), os híbridos a gasolina (1.323) e, fechando a lista, os híbridos leves (844).

Já no acumulado entre janeiro a agosto de 2024, as vendas chegaram a 109.283 carros eletrificados, aumento de 123%, sobre o mesmo período do ano anterior (49.052). Assim, desde o início das operações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que reúne os dados desse mercado, já são 329.714 eletrificados leves em circulação de todas as tecnologias no Brasil.

GWM/Divulgação

Híbridos e elétricos mais vendidos

Com 1.474 emplacamentos, o BYD Song Plus foi o híbrido plug-in (PHEV) mais vendido de agosto. Na segunda posição aparece o GWM Haval H6 PHEV19 (910), versão mais em conta que estreou há cerca de três meses no mercado brasileiro. Completa o pódio outro novato, o BYD Song Pro (865), lançado em julho como o SUV híbrido plug-in mais barato do País.

Entre os elétricos (EVs), não tem para ninguém: a BYD conquistou as três primeiras colocações com Dolphin Mini GS (1.182), Dolphin Mini GS5 (1.114) – a nova configuração de cinco lugares – e Dolphin GS (787). E se a chinesa domina entre os elétricos, quando se fala em híbrido flex (HEV flex) a Toyota é a campeã. Corolla Cross XRX (1.065), Corolla Premium (249) e Corolla Cross XRV (167) são os mais vendidos.

Ford Maverick híbridos
Ford/Divulgação

Já entre os híbridos sem recarga externa (HEV) estão o GWM Haval H6 HEV2 (484), o Toyota RAV4 (179) e a Ford Maverick (178). Fechando o ranking de eletrificados ficam os híbridos leves (MHEV), que trazem um pequeno motor elétrico atrelado ao propulsor a combustão para melhorar a eficiência do conjunto. Nessa categoria, as três primeiras posições trazem o Kia Sportage (111) e os Mercedes-Benz C300 AMG Line (78) e GLA 200 AMG Line (77).

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube


Inscreva-se

Chevrolet Blazer renasce elétrico e mira SUVs de BMW e Porsche



VEJA MAIS

Fórmula 1: Norris fica insatisfeito com carro da McLaren e critica pista do GP de Las Vegas

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 22/11/2024 – 15:50 Sem conseguir liderar nenhum dos dois treinos…

Ram 1500 elétrica tem lançamento adiado, mais uma vez

Há quase dois anos, a Stellantis revelou sua primeira picape elétrica, a Ram 1500 REV.…

Novo Nissan Leaf elétrico já roda em testes e chega em 2025

O Nissan Leaf, um dos primeiros carros elétricos, está se reinventando. Após perder espaço para…