Os primeiros frutos da estratégia global “Reimagine” da Jaguar Land Rover (JLR) começam a dar as caras. Os primeiros protótipos da marca Jaguar, que passa por uma grande reestruturação, começam a ser testados em estradas britânicas como parte de um programa de testes e desenvolvimento global. Assim, a marca começa a mostrar detalhes de seus próximos passos.
Contudo, os protótipos camuflados do primeiro novo modelo da Jaguar, um GT (grand tourer) totalmente elétrico de 4 portas, já concluíram milhares de quilômetros em testes virtuais e físicos e em breve começam testes em vias públicas e pistas de teste ao redor do mundo. O primeiro modelo reimaginado da marca terá produção em Solihull, no Reino Unido, em uma arquitetura elétrica dedicada chamada JEA (Arquitetura Elétrica Jaguar).
Chamam a atenção no modelo o longo capô, típico de modelos GT, as quatro entradas de ar na parte inferior do para-choque dianteiro e a pequena abertura na dianteira, no que parece ser uma grade. De perfil baixo, o modelo difere das ofertas feitas pela Jaguar até hoje, por exemplo.
Jaguar será marca de ‘ultra-luxo’
O planejamento da marca agora é outro. Se antes a marca competia com modelos como Audi e BMW, a estratégia será de subir a marca “mais um degrau”. Agora, rivalizando marcas como Bentley e Aston Martin, por exemplo. Acredita-se que seu primeiro elétrico dessa nova fase compita com o Porsche Taycan, e um futuro SUV com o Bentley Bentayga.
Seja como for, os modelos contarão com a arquitetura dedicada JAE. O primeiro deles, um GT quatro portas, ainda sem nome, pode chegar com preço inicial de mais de 100 mil libras (cerca de R$ 760 mil). A intenção com a nova marca “de alto-luxo” são margens de lucro maiores, por exemplo.
Por fim, a próxima etapa do novo momento da Jaguar acontece na Semana de Arte de Miami, em 2 de dezembro de 2024, incluindo a estreia do seu novo design.
O Jornal do Carro também está no Instagram!